Atentado a bomba deixa ao menos 11 mortos e 36 feridos em Istambul

Atentado a bomba deixa ao menos 11 mortos e 36 feridos em Istambul

Atentado a bomba deixa ao menos 11 mortos e 36 feridos em Istambul

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Ao menos 11 pessoas morreram –sete policiais e quatro civis– e mais de 36 ficaram feridas em um atentado com um carro-bomba nesta terça-feira (7) em um bairro histórico de Istambul, anunciaram as autoridades locais.O artefato, ativado à distância, explodiu no momento em que passava um ônibus que transportava agentes policiais, informou o governador Vasip Sahin. Três dos feridos se encontram em estado crítico.

Várias ambulâncias e caminhões dos bombeiros seguiram para o local do ataque, no distrito de Beyazit, executado no segundo dia do mês de jejum muçulmano do Ramadã.Até o momento nenhum grupo reivindicou o ataque.O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, classificou o atentado como imperdoável e afirmou que a luta do país contra terroristas irá continuar "incansavelmente até o fim". Erdogan visitou alguns dos feridos em um hospital.

Veja também: Atentado deixa 12 mortos e 40 feridos no Afeganistão

"Isso [os ataques] está sendo conduzido contra pessoas cujo dever é assegurar a segurança do nosso povo. Isso não pode ser perdoado. Nós devemos continuar nossa luta contra terroristas incansavelmente até o fim", disse Erdogan, na saída do hospital.A explosão aconteceu ao lado da estação de metrô de Vezneciler, perto de pontos turísticos importantes, como a mesquita de Suleiman.

A área do ataque também fica perto do Grande Bazar e da Universidade de Istambul, a maior da cidade, onde provas previstas para esta terça-feira foram adiadas.O esquadrão antibombas examinava a região do atentado para determinar se há mais explosivos. De acordo com a imprensa local, uma detonação controlada foi realizada.O ataque aconteceu diante de um hotel de luxo, o Celal Aga Konagi Hotel, uma mansão otomana que passou por uma reforma.

ATAQUES

Há vários meses, a Turquia se encontra em estado de alerta por uma serie inédita de atentados atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) ou relacionados com o reinício do conflito curdo.Dois atentados suicidas já haviam sido registrados em áreas turísticas de Istambul e foram atribuídos ao EI.Em 19 de março, um homem-bomba atacou uma via comercial do centro de Istambul e matou quatro turistas estrangeiros (três israelenses e um iraniano).

Em janeiro, outro atentado suicida matou 12 turistas alemães no centro histórico da cidade, a maior da Turquia.Quando os ataques miram as forças de segurança, as autoridades os atribuem aos rebeldes curdos, que lutam contra o exército turco no sudeste do país.Em abril, o governo dos Estados Unidos advertiu seus cidadãos para a existência de "ameaças" de atentados contra os turistas em Istambul e Antália, no sul.

Os atentados abalaram o setor de turismo na Turquia, com uma queda do número de visitantes de 28% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015. A queda mensal foi a maior em 17 anos e preocupa o governo.A Turquia, membro da Otan (aliança militar ocidental) e da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o EI no Iraque e na Síria, parece ter intensificado as operações contra o grupo extremista na região norte da Síria, onde os jihadistas controlam muitas áreas próximas à fronteira.De acordo com analistas, isso deixa o país mais vulnerável ao risco de atentados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS