Polícia faz apreensões em escritórios da TelexFree

A TelexFree é acusada de operar uma “pirâmide financeira”, esquema fraudulento que pode ter lesado milhares de clientes no Brasil, países da América Latina e até nos Estados Unidos.

Polícia faz apreensões em escritórios da TelexFree

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A polícia Federal cumpre nesta quinta-feira nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados a TelexFree e seus sócios, na região metropolitana de Vitória (ES). Segundo informou a assessoria da corporação, o objetivo é investigar crimes financeiros relacionados às atividades da empresa no Brasil.

Como é de costume na Polícia Federal, o nome da operação sugere quais crimes são investigados. A ação desta quinta-feira é chamada de Orion, nome da constelação que estaria alinhada às pirâmides do Egito. A TelexFree é acusada de operar uma “pirâmide financeira”, esquema fraudulento que pode ter lesado milhares de clientes no Brasil, países da América Latina e até nos Estados Unidos.

Cerca de 50 policiais e 18 auditores da Receita Federal participam da operação, que cumpre mandados expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória. O juiz responsável pelos mandados também determinou que os sócios da empresa não podem deixar o País e devem comparecer à Justiça Federal uma vez por mês. Os bens imóveis e as contas bancárias dos envolvidos também podem ser sequestrados.

 

Brasil

A TelexFree está proibida de operar no Brasil desde o ano passado. Ainda em maio, a empresa foi multada em R$ 5,59 milhões por desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor e fazer propaganda enganosa. Segundo o Ministério da Justiça, a empresa omitiu informações sobre os serviços "prometeu lucros rápidos e fáceis, e induziu o consumidor em erro".

Nas investigações foram identificadas cláusulas abusivas nos contratos de adesão. A TelexFree, por sua vez, informou aos órgão de fiscalização que é uma empresa de marketing multinível e que seus divulgadores publicavam anúncios na internet, comercializavam pacotes de telefonia, e eram remunerados por esse serviço. De acordo com o ministério, a empresa não tinha autorização do órgão regulador para comercialização de tais serviços.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS