Cinegrafista da Band tem morte cerebral confirmada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O cinegrafista da Band Santiago Andrade, que foi atingido por um rojão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, teve a morte cerebral confirmada na manhã desta segunda-feira, dia 10, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Assim que deu entrada no hospital na quinta-feira, Santiago passou por uma cirurgia de quatro horas. Na operação, dois drenos foram introduzidos para amenizar a pressão no cérebro.
Em seguida, o cinegrafista entrou em coma induzido, foi sedado e passou a respirar por aparelhos. Na explosão, Santiago teve um afundamento craniano e perdeu parte da orelha esquerda.
Confira abaixo a nota oficial da Secretaria Municipal de Saúde:
"A Secretaria Municipal de Saúde lamenta informar a morte encefálica do paciente Santiago Ilídio Andrade, diagnosticada nesta segunda-feira (10) pela equipe de neurocirurgia do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde ele está internado no Centro de Terapia Intensiva desde a noite de quinta-feira.
A pedido da família, a SMS torna público o agradecimento a todos os que torceram pelo seu restabelecimento e que, num ato de solidariedade, atenderam ao chamado para doar sangue ao Hemorio."
Conheça o perfil do cinegrafista
Carioca de 49 anos, nascido no dia 5 de setembro, Santiago Andrade se destacou no jornalismo falando justamente sobre as dificuldades enfrentadas pelos passageiros do transporte público do Rio de Janeiro. Junto com o repórter Alexandre Tortoriello, ganhou duas vezes, em 2010 e em 2012, o Prêmio Mobilidade Urbana.
Participou de coberturas de tragédias, eventos esportivos, a guerra contra o tráfico de drogas nos morros cariocas. Em 2013, fez o curso de jornalistas em áreas de conflito, onde recebeu um treinamento para enfrentar situações como a da última quinta-feira, dia 6.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!