Fábrica em Xapuri é a única no mundo a produzir preservativos de látex nativo

Fábrica em Xapuri é a única no mundo a produzir preservativos de látex nativo

Fábrica em  Xapuri  é a única no mundo a produzir preservativos de látex nativo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma fábrica que produz preservativos masculinos no interior do Acre, aliada da política de desenvolvimento da economia da floresta e do Programa Nacional de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)/Aids do Ministério da Saúde (MS). Estamos falando da Natex Preservativos Masculinos, localizada no município de Xapuri (AC), terra natal do líder seringueiro, sindicalista e ambientalista Chico Mendes, morto em 1988. A ideia de montar esse tipo de empreendimento na região, teria sido dele, segundo pessoas que conviveram com o líder, na década de 80.
A fábrica Natex é a única no mundo a produzir preservativos masculinos de látex de seringais nativos. Ela foi inaugurada em 07.04.2008 pelo então-governador, Binho Marques, e pela ministra do Meio Ambiente à época, Marina Silva.   O empreendimento é uma unidade da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e conta com recursos do Governo do Estado do Acre e do governo federal. Sua missão é produzir e suprir o Programa Nacional de Prevenção DST/Aids do MS com 100 milhões de camisinhas/ano.
A Natex não tem fins lucrativos e é um projeto voltado a objetivos tecnológicos, sociais, econômicos, ambientais e de saúde pública. A fábrica é o segundo maior empregador de Xapuri, depois da prefeitura. Atualmente emprega 170 xapurienses (97% da fábrica), que foram capacitados e qualificados para diversos cargos. Trinta e seis por cento deles obtiveram melhoria de função, nos últimos anos. O salário médio é de R$ 1,5 mil mensal.  
O empreendimento agregou valor ao principal produto da região de Xapuri: o látex.   “Antes da fábrica, o preço da borracha estava muito baixo e provocava êxodo da floresta para a cidade”, explica Dirlei Bersch, diretora da fábrica.  
A Natex paga preço justo pela matéria-prima e melhorou a qualidade de vida na floresta. Atualmente 700 famílias de assentamentos agroextrativistas e da Reserva Chico Mendes, composta por 28 comunidades, localizadas num raio de 150 km no entorno da fábrica, fornecem o látex à Natex. A remuneração deles é, em média, de R$ 1,2 mil/mês. O empreendimento consome cerca de 250 toneladas de borracha seca/ano.
 Tecnologia
A Funtac desenvolveu pesquisas e tecnologia para adequar o látex de seringueiras nativas à produção de preservativos masculinos. O material foi submetido a testes rigorosos como as camisinhas produzidas por indústrias e encontradas no mercado. O produto da Natex é tão resistente quanto as demais, garante a diretora da fábrica de Xapuri. “Nosso produto é aprovado pela Anvisa e certificado pelo Inmetro”, informa Dirlei.
“Hoje estamos operando com a capacidade total da fábrica, que é de 300 mil unidades/dia. Produzimos cem milhões de preservativos masculinos/ano para serem distribuídos nas regiões Norte e Centro Oeste”, ressalta Dirlei. O MS distribui 500 milhões de camisinhas em todo o país, durante o ano inteiro, informa.
Os preservativos masculinos Natex não são vendidos, apenas doados pelo MS. No entanto, a fábrica está planejando para, em médio prazo, lançar uma linha comercial e exportar seus produtos. Essa é uma possibilidade futura em análise, explica Dirlei. (www.funtac.ac.gov.br ehttp://site.preservativosnatex.com.br/online/ )
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS