STF começa a julgar cúpula do PT em mais uma etapa da ação do mensalão

STF começa a julgar cúpula do PT em mais uma etapa da ação do mensalão

STF começa a julgar cúpula do PT em mais uma etapa da ação do mensalão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta quarta-feira a cúpula do PT pelos crimes de corrupção ativa relacionados ao episódio de compra de votos dos deputados federais da base aliada durante as reformas da previdência e tributária, ocorridas em 2003. Nesta fase, serão julgados principalmente os ex-dirigentes do PT: o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do partido José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
Os ministros concluíram que houve compra de apoio político para compor a base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e descartaram definitivamente a tese de “caixa 2” , apresentada por advogados e pela cúpula do PT quando eclodiu o mensalão. O ministro Celso de Mello proferiu o voto mais duro do capítulo afirmando que “é ato indigno e criminoso do parlamentar que comercializa o voto em troca de dinheiro ou outra vantagem”.
A partir desta quarta-feira, os ministros vão analisar de quem partiu a ordem para cooptar deputados da base. Os ministros também vão apontar qual é o nível de participação de cada um no episódio. Pela denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), o esquema foi articulado por Dirceu e Genoino e operacionalizado por Delúbio Soares.
A expectativa é que essa quarta-feira seja destinada apenas ao voto do ministro relator Joaquim Barbosa. A intenção do ministro é terminar de ler o trecho relacionado ao crime de corrupção ativa até as 17h. Depois de Barbosa, a sessão de quinta-feira será destinada à leitura do voto do ministro revisor Ricardo Lewandowski. Os outros ministros vão votar esse item somente na terça-feira da semana que vem, quando foi marcada uma sessão especial para o tema por conta da eleição que acontece no domingo.
O julgamento desse item praticamente dará o desfecho ao entendimento sobre o esquema de compra de votos no governo Lula. E advogados dos réus admitem que a tendência é que o STF se pronuncie a favor da condenação dos três dirigentes do PT. Ocorrendo isso, abre-se também a possibilidade para a condenação do núcleo do PT para o crime de formação de quadrilha, último capítulo a ser analisado pelo Supremo no julgamento do mensalão .
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS