Tragédias como o massacre na estreia do novo filme do Batman poderiam ter sido evitados, se as autoridades tivessem acesso ao Twitter do maníaco James Holmes. É o que sugere um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Cornell. Os cientistas americanos apontaram que há um padrão na escrita comum a boa parte dos psicopatas.
Em outro momento, o Online Privacy Foundation em conjunto com a Universidade Florida Atlantic e a plataforma Kaggle aplicaram esta ideia ao Twitter. O estudo fez testes de personalidade e analisou os perfis de 2.900 candidatos na rede social.
Segundo as informações divulgadas no site da revista Forbes, a experiência revelou que o "estilo de escrita psicopata" é definido pela grande quantidade de xingamentos.
Os criminosos em potencial também fazem uso frequente de pontos finais e conectivos, como "blah", "er", "quero dizer", dentre outros. etc.
Apesar do sucesso dos testes, o pesquisador Chris Summer não recomenda a técnica, ela pode gerar muitos "falsos positivos".