ALERTA - Bolívia ameaça expulsar famílias de seringueiros brasileiros que vivem na fronteira

ALERTA - Bolívia ameaça expulsar famílias de seringueiros brasileiros que vivem na fronteira

ALERTA - Bolívia ameaça expulsar famílias de seringueiros brasileiros que vivem na fronteira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Em nome da soberania nacional propagada por Evo Morales, o governo boliviano alertou que está pronto para enviar o exército à região fronteiriça entre o Departamento de Pando, no Norte da Bolívia, e os Estados do Acre e Rondônia, para a retirada de milhares de famílias de seringueiros residentes. Os habitantes são brasileiros que foram expulsos de suas terras nativas no Brasil nos anos de 1970 por fazendeiros que ocuparam a região para a produção pecuária.
 
Grande parte desta população tradicional já alertou que está se preparando para enfrentar o exército boliviano. Outros habitantes preferiram atear fogo em suas benfeitorias e fugir para outras regiões de floresta. Os seringueiros sobrevivem basicamente do extrativismo do látex, castanha, açaí e da criação de pequenos animais.
 
Por hora, a solução encontrada pelo governo brasileiro para o problema é a realocação destas famílias em áreas de 15 a 20 hectares de pasto já degradados, o que poderia acarretar uma grande tragédia social para uma população não acostumada a produção agrícola de grande escala. As informações são da Kaxiana - Agência de Notícias da Amazônia
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS