Brasil precisa reduzir juros e aumentar gastos públicos, diz presidente do Ipea

Brasil precisa reduzir juros e aumentar gastos públicos, diz presidente do Ipea

Brasil precisa reduzir juros e aumentar gastos públicos, diz presidente do Ipea

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Marcio Pochmann, afirmou hoje (9) que o governo precisa editar medidas emergenciais o quanto antes para que a crise financeira internacional não agrave ainda mais a situação no Brasil. "O desbloqueio dos gastos públicos é a principal delas", afirmou.Outra medida, segundo ele, é a redução da taxa de juros que começou a cair no mês passado. "Recomendo que os juros caiam entre 5 e 6%", aconselhou. A queda, porém, não precisa ser brusca. "A diminuição pode acontecer de maneira gradativa", disse.

Entretanto, o economista alerta que o desbloqueio dos gastos públicos não pode ser confundido com enxugar a máquina estatal: "Cortar os gastos hoje é acabar com os impostos de amanhã. O governo tem sido importante ao fornecer benefícios como o seguro-desemprego e o bolsa-família, que ajudam a aquecer a economia". Para Pochmann, cabe ao governo "injetar recursos na veia o quanto antes". "As alternativas criadas pelo governo são boas, mas precisam acontecer logo", ressaltou. O economista comentou ainda que as "quase medidas" como o aumento do salário mínimo para R$ 465 já são perceptíveis na economia. "Os resultados apareceram na produção e comercialização de veículos."

O presidente do Ipea afirmou também que a economia brasileira vive uma "quase recessão". "Os dados da indústria são preocupantes porque é este setor que antecipa a crise", ressaltou. Em março, o Ipea deverá fazer a projeção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2009. "Com a crise financeira internacional, junto à sazionalidade deste primeiro trimestre, em que a economia é mais morna, os impactos ficaram mais vísiveis", completou. Pochmann prevê que o ano pode não ser tão ruim. "O cenário é de expansão o ano todo na economia".

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS