Dos 1.307 vôos previstos até as 16h desta terça-feira (23) nos principais aeroportos do país, 330 tiveram atrasos de mais de 30 minutos (o equivalente a 25,2% do total) e 36 foram cancelados (2,8%), segundo balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
No aeroporto da Pampulha, de Belo Horizonte, dois vôos atrasaram e quatro foram cancelados. No Tancredo Neves, na região metropolitana da região metropolitana, 18 atrasaram e três foram cancelados.
Já em Cuiabá, duas operações ocorreram fora do horário. Em Joinvile, não houve atrasos. Em Maceió, três vôos atrasaram e em Macapá, dois. Em nenhum desses terminais foi registrado cancelamento.
Operação Feliz 2009
A Infraero deu início, na sexta-feira (19), à Operação Feliz 2009, para evitar transtornos no embarque e desembarque durante as festas de fim de ano. A expectativa é de que o movimento aumente 8% nos terminais aéreos nesse período. Entre as medidas tomadas está o reforço de funcionários da empresa em atividades como o acompanhamento da entrega das bagagens na esteira e o apoio nos balcões de check-in, para evitar a formação de filas e agilizar o atendimento.
Mas, de acordo com boletim divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de vôos atrasados no fim de semana foi maior do que os registros feitos no início do mês. Os atrasos acima de 30 minutos atingiram 36% dos vôos na sexta-feira e 40% no sábado (20). A Anac informou que a maior parte dos atrasos foi inferior a 60 minutos.
No domingo (21), o índice recuou para 26% dos vôos com atrasos acima de 30 minutos e, destes, 8% acima de 60 minutos.
Notificação
Nesta terça-feira (23), a Fundação Procon de São Paulo notificou a Gol Linhas Aéreas a prestar esclarecimentos, em 24 horas, sobre problemas enfrentados por consumidores nos aeroportos. De acordo com o órgão, consumidores têm registrado reclamações sobre alterações de passagens e dificuldade de entrar em contato com a empresa nos canais de atendimento.
A assessoria de imprensa disse que a companhia analisa a notificação emitida pelo Procon e não medirá esforços para atender os clientes.