Imazon: ritmo de devastação da Amazônia caiu 81% entre outubro de 2007 e 2008

Imazon: ritmo de devastação da Amazônia caiu 81% entre outubro de 2007 e 2008

Imazon: ritmo de devastação da Amazônia caiu 81% entre outubro de 2007 e 2008

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) da organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) registrou 102 km² de desmatamento na Amazônia Legal em outubro.
Isso representa queda de 81% em relação ao mês de outubro de 2007, quando o desmatamento registrado foi de 529 quilômetros quadrados. Em outubro último, a devastação foi maior no Pará (52%), seguido por Mato Grosso (36%), Rondônia (6%) e Amazonas (6%).
O SAD também monitora a degradação florestal (desmatamento parcial) de áreas que tiveram exploração madeireira ou que sofreram fogo de várias intensidades. Em outubro, o SAD registrou 122 km² de florestas degradadas na Amazônia Legal. Desse total, 55% ocorreu no Pará, 40% em Mato Grosso, e 5% em Rondônia. Em setembro, foram 345 km².
Devido à ocorrência de nuvens nas imagens de satélite utilizadas pela ONG, não foi possível monitorar 22% da área da Amazônia Legal. Segundo o Imazon, as áreas que não foram mapeadas correspondem a grande parte do Amapá (61% do estado), e aproximadamente um terço da área dos estados do Acre, Roraima, Pará e Amazonas. Rondônia, Tocantins e Mato Grosso tiveram menos de 4% com problemas de visibilidade. A parte do Maranhão que faz parte da Amazônia não foi incluída no estudo.
“Do ponto de vista fundiário, a maioria do desmatamento (68%) ocorreu em áreas privadas ou em diversos estágios de posse. O restante (17%) ocorreu em áreas de assentamento de Reforma Agrária, 16% em unidades de conservação, e somente 1% em terras indígenas”, informa o Imazon, em nota.
Os municípios com maior perda de floresta foram São Félix do Xingu (14,2 km²), seguido de Altamira (9,7 km²) e Novo Progresso (6,7 km²). Os três municípios ficam no Pará.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS