Ibama pretende recorrer de decisão que paralisa instalação da usina de Jirau
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ibama informou nesta segunda-feira (24), que pretende recorrer da decisão da 3ª Vara Federal de Rondônia que determinou que as obras da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, sejam paralisadas. A iniciativa de suspender a licença parcial de instalação, concedida no último dia 13 pelo Ibama, é do juiz da 3ª Vara Federal de Rondônia, Élcio Arruda.
A assessoria de imprensa do Ibama informou que o recurso deve ser apresentado até quarta-feira, mas não detalhou em que argumentos ele se baseará.
A licença concedida permitia, inicialmente, a instalação do canteiro de obras e de uma pedreira, e a realização do trabalho de secagem de parte do leito do rio. Em sua decisão, tomada na quinta-feira (20), o juiz Élcio Arruda destacou que as obras só poderão ser iniciadas quando o consórcio Energia Sustentável Brasil (Enersus) obtiver uma licença definitiva para a construção da usina.
A liminar expedida pelo juiz atende a um pedido de Ivan Marcelo Neves, secretário executivo do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), que havia impetrado ação na Justiça Federal com o pedido de revogação da licença ambiental concedida pelo Ibama.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!