Judiciário já conta com multiplicadores no combate à violência contra a mulher

Judiciário já conta com multiplicadores no combate à violência contra a mulher

Judiciário já conta com multiplicadores no combate à violência contra a mulher

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em parceria com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, formou a primeira turma de multiplicadores para atuar no combate à violência doméstica e melhor aplicação da Lei Maria da Penha. Agora são dezenas de profissionais disseminando conhecimentos em todo o País.

Desde o início de maio, o Poder Judiciário está ampliando os conhecimentos sobre a violência doméstica e aperfeiçoando magistrados e servidores para a melhor aplicação da Lei Maria da Penha. Na semana passada, juízes e servidores dos Tribunais de Justiça do Distrito Federal concluíram o curso de formação de multiplicadores. Com carga horária de 22 horas aula, o curso abrange os aspectos pedagógicos, psicológicos e sociológicos da violência doméstica, relações de gênero, marcos normativos, políticas públicas, rede de atendimento e funcionamento de juizados especiais.

O Superior Tribunal de Justiça participou ativamente do curso realizado em Brasília. Ele foi aberto pelo presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha e pelo diretor-geral da Enfam, ministro Nilson Naves; encerrado pela desembargadora convocada no STJ, Jane Silva; e contou com uma palestra do ministro Og Fernandes sobre “a Lei Maria da Penha e o Superior Tribunal de Justiça”. Na cerimônia de abertura, o ministro Cesar Rocha ressaltou a importância da formação de multiplicadores “para o enfrentamento do manto de vergonha e horror que paira sobre o expressivo contingente de mulheres sofridas, brutalizadas e violentadas no direito mínimo à dignidade humana”.

A capacitação de magistrados e servidores do Poder Judiciário contempla recomendação da II Jornada de Trabalhos da Lei Maria da Penha, ocorrida em março deste ano, no âmbito do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher que envolve a Enfam, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM) e o Ministério da Justiça.

O curso de formação de multiplicadores é apenas uma das várias ações desenvolvidas pelos integrantes do Pacto, que inclui o apoio para criação e fortalecimento dos Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, dos Núcleos Especializados sobre a questão nas Defensorias Públicas, de promotorias especializadas nos Ministérios Públicos e de cursos de capacitação sobre a Lei Maria da Penha para as Polícias Civil e Militar.

Segundo o diretor-geral da Enfam, ministro Nilson Naves, essa grande mobilização nacional é resultado da conjugação de esforços para a formação de uma cultura de combate à violência contra a mulher. Para ele, ao disseminar, por esse Brasil afora, os conhecimentos necessários para a melhor interpretação da Lei Maria da Penha, o Judiciário está criando um ambiente propício para a aplicação da norma. “Estamos habilitando os profissionais que diariamente executam tarefas direcionadas ao atendimento às mulheres vitimas de agressão, bem como aos magistrados que a todo instante são desafiados a assumir, cada vez mais, um papel ativo e criativo na interpretação da legislação.”
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS