Ministério Público pede cassação de 32 vereadores de quatro estados, incluindo Rondônia

Ministério Público pede cassação de 32 vereadores de quatro estados, incluindo Rondônia

Ministério Público pede cassação de 32 vereadores de quatro estados, incluindo Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cassação de 32 vereadores por infidelidade partidária. Os vereadores “infiéis” são de Amazonas, Espírito Santo, Piauí e Rondônia.

 O pedido do MPE vai de encontro às decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada estado, que decidiram manter o mandato desses vereadores mesmo depois de terem mudado de partido após a data determinada pelo TSE. Ao todo, são quatro candidatos amazonenses, dois capixabas,18 piauienses e nove rondonienses.

 Poucos cassados

O TSE definiu que o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito. Estabeleceu a perda do cargo eletivo dos políticos que tiverem migrado de legenda depois de 27 de março de 2007 (cargos proporcionais) ou 16 de outubro (cargos majoritários) sem justa causa. No entanto, mesmo em véspera de eleições, a maioria dos processos de infidelidade ainda não foram julgados.

Segundo levantamento feito pelo Congresso em Foco (leia aqui), dos mais de 8.960 processos de cassação referentes à infidelidade partidária, apenas 3.402 foram julgados, o que resultou na cassação de 778 vereadores e dois deputados.

Fonte: Congresso em Foco

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS