Amapá - Procurador pede investigação para apurar fraude na emissão de CNHs

Amapá - Procurador pede investigação para apurar fraude na emissão de CNHs

Amapá - Procurador pede investigação para apurar fraude na emissão de CNHs

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O procurador-geral do Estado, Marcos Reátegui - a pedido do governador Waldez Góes (PDT) -, oficializou ao chefe do Ministério Público do Amapá, Márcio Augusto Alves, a abertura de investigações para a apuração do envolvimento de servidores públicos na emissão fraudulenta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O procurador pediu que a atuação do MP inclua a prisão imediata de todos os envolvidos. *As irregularidades foram detectadas pela fiscalização interna do governo, que identificou a prática de procedimentos administrativos fraudulentos feitos especificamente no guichê do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) instalado no Siac do município de Santana. *Durante as investigações foram encontrados indícios de que, dentre os trâmites legais necessários para a expedição de CNHs, não foram exigidos procedimentos como: realização dos exames médicos, psicológicos, práticos e teóricos. O procedimento interno levantou também fortes indícios do envolvimento da servidora do Detran, Dalete Araújo, que seria uma das pessoas responsáveis pelos procedimentos irregulares para a retirada da 1ª habilitação. *Nas investigações preliminares foram encontrados 51 processos de pessoas residentes no Estado de Goiás. Deste total, 35 apresentavam o mesmo comprovante de endereço: “Rua Salvador Diniz, 685-B. Centro, Santana”. Em todos os casos, os processos não têm carimbo ou assinatura de nenhum atendente do Siac, o que indica que foram recebidos pela mesma pessoa, a supervisora do guichê do Detran, Dalete Araújo. *Outra “coincidência” apontada pelas investigações é que todos os processos foram iniciados pela Auto-Escola Líder, que tem sede em Macapá e filial em Santana. Como medida inicial, a administração determinou o imediato cancelamento das senhas da servidora que lhe permitiam o acesso ao sistema do Detran, bem como o afastamento de suas funções, até que a situação seja apurada pelas autoridades. *Dois casos chamaram a atenção da equipe de controle interno. O primeiro deles é o do policial militar do Estado de Goiás, Delmário Alves da Cruz, cuja assinatura no certificado de conclusão dos cursos na Auto-Escola Líder é de Delmário Alves da Silva, o que confere inconsistência na documentação. *O segundo foi o de Ana Paula Félix de Miranda, também domiciliada em Goiás. Segundo informações levantadas, ela esteve no Amapá por apenas um dia, quando veio acompanhar o show da dupla “Bruno e Marrone”. Segundo informações de servidores do Detran, Ana Paula seria irmã de um dos cantores da dupla. *Além de acionar a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública para viabilizar medidas repressivas, o procurador Marcos Reátegui também encaminhou ao Ministério Público do Estado 77 processos onde recaem as suspeitas de irregularidades, para que seja feita a apuração no âmbito criminal.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS