Brasil vai enviar mais vacinas à Bolívia e intensifica combate à febre aftosa

Brasil vai enviar mais vacinas à Bolívia e intensifica combate à febre aftosa

Brasil vai enviar mais vacinas à Bolívia e intensifica combate à febre aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rio de Janeiro, 5 fev (EFE).- O Brasil enviará à Bolívia mais de um milhão de vacinas contra a febre aftosa para ajudar a combater os focos da doença em uma região fronteiriça e assim diminuir a ameaça sobre o próprio rebanho, informaram hoje fontes empresariais. *Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, a chegada das vacinas à Bolívia está prevista para abril como parte das ações do Grupo Interamericano de Erradicação de Febre Aftosa na América (Giefa), que coordena um plano de eliminação da doença no continente. *O presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte e conselheiro do Sindicato, Sebastião Costa Guedes, explicou à imprensa que a remessa estava prevista desde o final do ano passado, portanto antes da confirmação dos focos detectados em 19 bovinos e um porco em Santa Cruz de la Sierra, Quatro Cañadas, Swift Current e Porisaqui. *O rebanho boliviano, de oito milhões de cabeças, equivale a 4% do brasileiro, que com 225 milhões é o principal exportador mundial de carne bovina. *O Giefa, do qual Costa Guedes foi presidente até semana passada, considera que os grupos de criadores bolivianos deveriam se encarregar de aplicar as vacinas. *O vírus encontrado na Bolívia é do tipo O, diferente dos do tipo A e C normalmente encontrados na região do Cone Sul americano, e similar ao localizado em outros territórios amazônicos bolivianos, como Beni e Pando, afirmou. *A doação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura do Brasil, que ano passado enviou outro lote de um milhão de dose. *Com 3.166 quilômetros, a fronteira com a Bolívia é a mais extensa do Brasil com um vizinho sul-americano e se divide por quatro Estados. No total 780 quilômetros correspondem ao Mato Grosso do Sul, onde estão registradas 27 milhões de cabeças de gado. *O Mato Grosso do Sul continua no Pantanal uma campanha para vacinar seu rebanho e que começou na semana passada com a imunização de 5,6 milhões de cabeças com menos de um ano de idade. A segunda fase começará em maio e a terceira em novembro. *Os focos bolivianos estão a 270 quilômetros do território brasileiro, por isso que um plano preventivo foi acelerado com barreiras terrestres no Mato Grosso do Sul e fluviais nos rios do Mato Grosso, Acre e Rondônia. *O plano vai custar cerca de US$ 10 milhões e tem o apoio do Exército e da Polícia Federal. *O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, ameaçou punir quem violar o bloqueio ao gado boliviano. *"Não estamos brincando e todos, indistintamente, terão que cumprir as normas. Vou colocar na prisão quem importar gado e o trouxer para nosso Estado", disse o governador. *Prometeu, além disso, que esta semana aplicará "ações rigorosas" e mobilizará a força policial para garantir as vacinações e "coibir a desobediência". * VEJA TAMBÉM: * Reunião soma esforços entre Incra e MCC * Governo investe em melhorias de ações da Idaron
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS