4º Prêmio Furnas Ouro Azul: barraginhas, da Embrapa Milho e Sorgo, é finalista

4º Prêmio Furnas Ouro Azul: barraginhas, da Embrapa Milho e Sorgo, é finalista

4º Prêmio Furnas Ouro Azul: barraginhas, da Embrapa Milho e Sorgo, é finalista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A tecnologia social das barraginhas, de autoria do engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é uma das cinco finalistas do 4º Prêmo Furnas – Ouro Azul. O prêmio é uma iniciativa dos jornais Estado de Minas, Correio Braziliense, Jornal do Commercio e Furnas Centrais Elétricas e será entregue na noite desta sexta-feira, 21, na sede do jornal Estado de Minas, em Belo Horizonte-MG. Os cinco projetos finalistas na edição deste ano serão tema de reportagens de caderno especial do jornal Estado de Minas, que circula no próximo dia 31. *A iniciativa elenca projetos que visam a recuperação e a conservação da riqueza hídrica em benefício das gerações atuais e futuras e é dividida em três categorias: "estudante" (nível médio técnico e superior), "comunidade" e "empresa". O sistema “Barraginha: Projeto Ambiental para Inclusão Social”, concorre na modalidade "empresa" junto com outros quatro projetos, de instituições do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Entre Rios de Minas-MG. *De acordo com Luciano Cordoval, coordenador dos trabalhos, a expectativa de que o projeto seja reconhecido em primeiro lugar é grande. “A tecnologia é muito competitiva e já recebeu diversos prêmios pelo seu apelo social e ambiental”, descreve. Na edição de 2004 outra tecnologia coordenada pelo agrônomo ficou entre os projetos finalistas: o lago lonado, técnica que permite a distribuição de água através da gravidade para irrigação de hortas comunitárias, por exemplo. *CONHEÇA AS BARRAGINHAS – As barraginhas são mini-açudes que têm como objetivo captar as águas das chuvas, evitando o escoamento superficial da água e atenuando problemas como erosão do solo e enchentes. Outra vantagem da tecnologia, recomendada especialmente para a recuperação de áreas degradadas, é a elevação do nível de água do lençol freático, maior umidade dos solos e revitalização de córregos e rios, além do surgimento de minadouros. A conseqüência é a amenização das estiagens e o favorecimento do plantio de lavouras, hortas e pomares. A técnica é bastante antiga, mas vem sendo aperfeiçoada pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS