*Na prova mais tradicional dentro do calendário da Federação Acreana de Ciclismo, a 9 de Julho, que marca a primeira vez que o Acre fez um intercâmbio na categoria interestadual, justamente com seus principais adversários, os rondonienses, em 1995, a prova deste ano marcará a 11ª edição, quando outros Estados surgem para rivalizar: Mato Grosso e Goiás.
*A 9 de Julho será disputada, amanhã (17/7), na pista em frente a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, a partir das 14h. O Speed terá aproximadamente 35km de prova, num total de 30 voltas, enquanto o Moutain Bike será de 25km, percorrendo 20 voltas. "Também terá o Veterano", ressaltou o vice-presidente Lucas Pereira.
*Competidores e organizadores contam com um índice técnico alto, devido o crescimento em toda a região do ciclismo. "Hoje já existe um trabalho árduo de equipe, pois se comprovou que sozinho dificilmente um atleta se mantém na ponta, em competições elite", explicou o dirigente. "Dos atletas de fora o Jordano (MG) deve vir forte para a prova, afinal seus últimos resultados são bons, já tendo vencido na Volta Ciclística de Minas Gerais", ressalta Lucas, lembrando que as notícias de Rondônia é que as equipes estão treinando forte. "Os ciclistas rondonienses vem em peso para a prova".
*Nas 10 edições já realizadas até hoje da prova 9 de Julho, o Acre leva ligeira vantagem com seis vitórias, enquanto Rondônia venceu apenas quatro. "Agora que a prova desperta interesse de atletas de outros estados, podemos colocar outros adversários diretos, afinal a 9 de Julho já é uma das mais importantes da Região Norte e em breve será tão importante quanto a Asher Pinto, mas para isso precisamos trabalhar ainda mais", disse Lucas.
*O apoio para a prova é do Detran/AC, Móveis Gazin, Star Motos, Acre Motors, Imac, Ciatran, Direção do Parque da Maternidade, Secretaria de Saúde e Seja. "Com os apoios que tivemos, poderemos premiar até o 5º colocado", disse.