Acre - Comitê internacional certifica o Estado como área livre de aftosa

Acre - Comitê internacional certifica o Estado como área livre de aftosa

Acre - Comitê internacional certifica o Estado como área livre de aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O comitê internacional da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), integrado por 160 países e que funciona como um dos organismos reguladores da OMC (Organização Mundial do Comércio), declarou ontem, em Paris, o Acre como território livre da aftosa. A solenidade, com direito a um certificado que atesta a saúde animal do Estado, foi acompanhada pelo governador do Acre, Jorge Viana, que viajou a Paris acompanhado dos deputados estaduais Élson Santiago (PMN) e Edvaldo Magalhães (PC do B), do secretário de Agricultura e Pecuária, Mauro Ribeiro, além do presidente do IDAF (Instituto de Defesa Animal e Florestal), Paulo Via-na, além de representantes do setor produtivo. *O Acre tem um rebanho bovino estimado em 2,1 milhões de cabeças para uma população estimada em pouco mais de 600 mil pessoas. Com esta declaração, significa que a carne bovina produzida no Acre, apontada como uma das mais suculentas e saborosas do Brasil, poderá ser comercializada no exterior. Mas, muito mais que isso, significa que países consumidores de carne brasileira não poderão alegar a existência de febre aftosa para deixar de importar o produto do Brasil. "Na verdade, a aftosa é utilizada na guerra comercial entre vários países. Basta haver um registro da doença num Estado como o Amazonas, como já ocorreu, e a Rússia, que compra carne do Brasil sem, no entanto, importar um quilo do Amazonas, suspende a aquisição alegando falta de sanidade no país inteiro. Em relação ao Acre, ninguém mais poderá fazer isso", registrou o governador, logo após a solenidade em Paris. *Jorge Viana destacou ainda que o Acre recebeu o certificado como resultado de uma luta de cinco anos. "Foram cinco anos de batalha e de muitos investimentos", disse o governador. Segundo ele, o resultado positivo só foi possível graças à parceria montada com os produtores. *De acordo com Jorge Viana, a declaração da OIE retira uma série de embargos comerciais em relação à carne bovina procedente do Acre. "Isso é um resgate das promessas que fizemos na campanha eleitoral. Nós prometemos aos produtores que íamos lutar por isso e, graça a Deus, graça à luta do governo e dos pecuaristas, o sonho está se transformando em realidade", destacou Jorge Viana. "A gente trabalha com índios e seringueiros mas também chegou o momento de celebrarmos esta conquista com os pecuaristas, que representam um segmento importante da nossa economia", destacou Viana.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS