Roraima - Garimpeiros brasileiros estão presos na Guiana

Roraima - Garimpeiros brasileiros estão presos na Guiana

Roraima - Garimpeiros brasileiros estão presos na Guiana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A prisão de garimpeiros brasileiros deixou de ser novidade. Desde a primeira legislatura deputados estaduais se mobilizam para ir à Venezuela e libertá-los. O problema ganhou dimensão desde que o governo da República da Guiana passou a reprimir a atividade, pressionado por Organizações Não-Governamentais (ONGs). *Semana passada o deputado estadual Chico Guerra (PSDB) foi a Georgetown acompanhado pelo cônsul honorário da Guiana em Roraima, Paulo Pereira, para conhecer os fatos envolvendo as prisões de brasileiros. Identificou que os motivos principais são: a renovação do visto de trabalho e garimpagem em área de preservação ambiental. *Conforme o deputado, criou-se uma “máfia” na renovação dos vistos. Por isso, o governo daquele país decidiu suspender o serviço para regularizar a emissão dos documentos. Como a decisão vigora há mais de dois meses, várias pessoas que investiram em equipamentos de garimpo começam a enfrentar dificuldade para permanecer no país. *“A maior colônia de estrangeiros naquele país é de brasileiros, dizem que são mais de cinco mil. Estivemos com a embaixadora que cuida dessa área e ela se comprometeu em resolver o impasse o mais rápido possível. Creio que nos próximos 30 dias”, declarou o parlamentar, para tranqüilizar os familiares daqueles que trabalham lá. *Também são motivos para a prisão de brasileiros a invasão e garimpagem em áreas de preservação ambiental, como aconteceu a três patrícios. “O garimpo lá é livre. Então se torna fácil entrar em áreas de preservação porque não há vigilância permanente. Vez por outra alguém é flagrado e preso”. *No entendimento do deputado tucano, é difícil conscientizar garimpeiros a não exercerem a atividade em países estrangeiros. Argumenta que eles não sabem fazer outra coisa e o garimpo é questão de sobrevivência e mesmo diante de riscos se aventuram pela Venezuela e agora na Guiana. *“O governo brasileiro não se preocupou em destinar áreas para a garimpagem. A Guiana talvez seja o único país da América Latina onde a garimpagem é facilitada. Mas essa realidade tende a mudar porque também lá as ONGs começam a pressionar o governo pela proibição do garimpo com dragas nos rios”. (C.P)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS