Aleac autoriza governo do Acre a comprar Alcobrás
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*De acordo com o projeto o governo poderá implantar o Pólo Agroindustrial para produção de álcool e açúcar do Estado do Acre, no município de Capixaba, na BR-317, com área de 61,5 mil hectares.
*A proposta do governo é revitalizar a agroindústria sucro-alcooleira do Estado. Para isso será adquirido o maquinário da falida usina da Alcobrás que foi financiado pelo Banco do Brasil na década de 80, funcionou alguns dias e encontra-se até hoje paralisada.
*O secretário de Estado de Planejamento, Gilberto Siqueira e o secretário de Estado de Agricultura, Mauro Ribeiro, estiveram presentes a sessão na Aleac para explicar o projeto aos deputados.
*Segundo a explanação dos secretários, os entraves jurídicos sobre a posse dos bens da usina já estavam sendo resolvidos e que a idéia do governo é incentivar a retomada das operações porque representa uma oportunidade de geração de milhares de postos de trabalho e renda para as cerca de 700 famílias assentadas nos projetos de Assentamento do Incra, localizados no entorno da usina, como o Zaqueu Machado e Alcobrás.
*No local o potencial produtivo de cana-de-açucar é de mais de 15 mil hectares. O líder do governo, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) acrescentou ainda uma emenda aditiva ao projeto para garantir que qualquer operação de permuta, cessão ou alienação da usina permaneça no limites do Estado.
*Ele explicou ainda que o governo pretende adquirir o maquinário, para em seguida, incentivar, através de licitação que empresas do ramo assumam o projeto em associação com empresas locais e garantindo a compra da produção das família do entorno.
*Projeto levará desenvolvimento sustentável para famílias da área
*O projeto de assentamento Alcobrás será transformado em uma das áreas de maior produção de álcool e açúcar da região. Um dos objetivos do governo é investir na produção e, dessa foram, colaborar para a sobrevivência das famílias que moram na área. Hoje seriam cerca de 600 famílias diretamente beneficiadas pelo projeto.
*Financiada pelo Banco do Brasil na década de 80, a Usina Alcobrás funcionou poucos dias, tendo suas atividades paralisadas logo em seguida. Depois de solucionado os entraves jurídicos acerca da posse dos bens, o governo ver o retorno das atividades agrícolas na área como uma oportunidade de renda para centenas de famílias acreanas.
*Estima-se que na área será possível investir um plantio de milhares de hectares de cana-de-açúcar.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!