O papa João Paulo 2º, 84, foi hospitalizado novamente nesta quinta-feira, segundo informações divulgadas pelo Vaticano. O sumo pontífice vai ficar no hospital Gemelli, em Roma (capital da Itália), onde ficou internado durante os dez primeiros dias deste mês para receber tratamento contra problemas respiratórios gerados por uma gripe.
"Na tarde desta quarta-feira, o Santo Padre sofreu uma recaída da síndrome de gripe que teve nas últimas semanas. Por este motivo, foi hospitalizado na manhã desta quinta-feira no hospital Gemelli para receber assistência especializada e ser submetido a exames", declarou Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano.
Ao ser internado no início deste mês, um comunicado do Vaticano afirmou que o papa sofria de uma laringotraqueíte [inflamação da laringe e da traquéia] e crises de laringoespasmos [fechamento da laringe que impede a passagem do ar para o pulmões, dificultando a respiração], por conta de uma gripe. João Paulo 2º sofre ainda do mal de Parkinson.
Nesta quarta-feira, o papa realizou sua audiência por meio de equipamentos de videoconferência, e falou aos peregrinos de seu estúdio particular, por causa do frio e da chuva que caiu em Roma.
Durante a videoconferência, ele aparentou estar bem de saúde, e congratulou os peregrinos em seis línguas. Mesmo assim, a conferência durou apenas 25 minutos, em lugar dos tradicionais 90 minutos.
agências internacionais