2022: Programa Mais Calcário entregou mais de 9 mil ton aos produtores

O agronegócio não para, independente do período eleitoral, quem trabalha no campo sabe que o alimento na mesa do brasileiro depende da força do agro

2022: Programa Mais Calcário entregou mais de 9 mil ton aos produtores

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O agronegócio não para, independente do período eleitoral, quem trabalha no campo sabe que o alimento na mesa do brasileiro depende da força do agro, do trabalho e do comprometimento. Ciente disso, e reforçado por essa vocação do Estado, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, continuou avançando na execução de vários programas de incentivo ao desenvolvimento do setor.
 
“Foram diversas as ações desenvolvidas direta e indiretamente pelo Estado que beneficiaram toda a cadeia produtiva do agronegócio e, consequentemente, resultaram no reforço da nossa economia local”, ressaltou o governador Marcos Rocha, com orgulho reconhecendo a importância do setor que bateu vários recordes.
 
 
 
 
 
 
A exemplo do que vinha acontecendo nos últimos três anos e meio, o agronegócio não parou nem durante o período eleitoral. De acordo com o secretário de agricultura, Janderson Dalazen, somente em 2022, com o Programa Mais Calcário, a Seagri entregou 9.071 toneladas beneficiando 256 produtores, em 30 municípios rondonienses. “Esse programa foi criado com recursos do Fundo de Investimentos e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia – Proleite, para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Atendemos os produtores que têm dificuldades com o transporte do produto, que pelo Programa é gratuito, feito pelo Governo do Estado, da usina até a sede de cada município ou distrito que possua trafegabilidade para os caminhões bitrem que transportam o fertilizante”, explicou o secretário.
 
Um dos produtores beneficiados foi Oziel Sebastião de Moraes, que trabalha com pecuária leiteira no município de Vilhena. “Para nós, pequenos produtores, a dificuldade não é comprar calcário, mas trazer eles da usina até a propriedade, por causa do valor do frete. E essa ajuda que o Governo tem nos dado de transportar gratuitamente é boa demais. Esse calcário melhorou bastante o pasto, pois corrige a acidez do solo para receber adubagem. Quando o Governo começou a dar assistência para nós em relação ao calcário, conseguíamos manter uma base de 14 cabeças, e hoje estou com 28 cabeças com o melhoramento do pasto’’, reconheceu o produtor.
 
IMPORTÂNCIA DO CALCÁRIO
 
Rondônia possui duas usinas de calcário, localizadas nos municípios de Parecis e Espigão do Oeste. Cada produtor pode escolher a usina para comprar até 35 toneladas de calcário. A aplicação de calcário (calagem) atua na acidez do solo e no fornecimento de nutrientes, como cálcio e magnésio para as plantas. Assim, a prática elimina a acidez, aumentando a Capacidade de Troca de Cátions – CTC e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS