PRIMEIRA FASE: Mais de 99% dos pecuaristas de Rondônia declararam rebanho

A campanha teve início dia 1º de maio e se estendeu até 18 de junho

PRIMEIRA FASE: Mais de 99% dos pecuaristas de Rondônia declararam rebanho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 99% dos pecuaristas, em todo o estado de Rondônia, aderiram à primeira fase da campanha de declaração obrigatória de rebanhos, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). A campanha, voltada aos criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos (animais suscetíveis à Febre Aftosa), equídeos e aves, teve início dia 1º de maio e se estendeu até 18 de junho.
 
Para que o produtor rural não tenha qualquer dificuldade, desde o ano passado, a Idaron possibilitou que a declaração de rebanhos possa ser feita pela internet, no site da Idaron (www.idaron.ro.gov.br), por telefone e também por e-mail ou WhatsApp, com envio do formulário preenchido.
 
“O produtor rural entende que o controle do rebanho, pelo serviço veterinário oficial do Governo, é extremamente importante para a manutenção do status sanitário alcançado pela pecuária rondoniense a duras penas. Foram mais de 20 anos de luta para obtermos o tão sonhado reconhecimento mundial de área livre de febre aftosa sem vacinação. O pecuarista sabe que não podemos vacilar. A informação sobre nosso rebanho dá garantia sanitária aos países consumidores de nosso gado e permite ao estado disputar mercados comercialmente mais atraentes”, salienta o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.
 
Inadimplentes
 
Em respeito a grande maioria dos criadores de gado que aderiram à campanha e em cumprimento às normativas, tanto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a Idaron editou a portaria nº 409, de 18 de junho de 2021, regulamentando restrições às propriedades que não atualizaram cadastro de animais junto a Agência.
 
Dentre as medidas restritivas está o bloqueio da ficha de emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s), para todas as finalidades, inclusive abate, e o produtor também não poderá receber animais novos em sua propriedade. “As restrições serão suspensas ao passo que o produtor cumpra sua obrigação, declarando todos os rebanhos susceptíveis à febre aftosa que há em sua propriedade”, destaca Julio Cesar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS