ISENÇÃO DO ICMS: Produtores rurais de RO devem planejar melhor as atividades agrícolas

Com o vigoramento dessa medida, agricultores poderão adquirir insumos agropecuários, por exemplo, com menor pagamento de imposto

 ISENÇÃO DO ICMS: Produtores rurais de RO devem planejar melhor as atividades agrícolas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até 2025, a prorrogação direta dos benefícios fiscais constantes no Regulamento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (RICMS) permitirá mais agilidade e melhor planejamento dos produtores agrícolas em Rondônia. A previsão foi feita nesta quarta-feira (12) pela Assessoria Técnica da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), numa alusão ao Decreto nº 26.073, de 12 de maio de 2021, assinado pelo governador Marcos Rocha e pelo secretário Luís Fernando Pereira da Silva.
 
O artigo 1º do Decreto estabelece a prorrogação dos benefícios fiscais, até 31 de dezembro de 2025, previstos no RICMS-RO, aprovado pelo Decreto n° 22.721, de 2018: (Convênio ICMS 26/21, efeitos a partir de 1° de abril de 2021). Com o vigoramento dessa medida, agricultores poderão adquirir insumos agropecuários, por exemplo, com menor pagamento de imposto. A renovação era anual, agora teve ampliada a duração.
 
Na análise do assessor técnico Márcio Passos, da Gerência de Tributos, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu pela medida, “para tranquilizar mais o setor produtivo”. “Sabe-se que esse segmento econômico praticamente fortaleceu a base econômica rondoniense, segurando a arrecadação durante a pandemia”, ele observou.
 
O Confaz trabalhou de maneira a reconhecer, uma vez mais, que alta carga tributária causa impacto direto no mercado de insumos agrícolas e no setor agropecuário brasileiro.
 
“A renovação do Convênio 100/97 envolve uma meta de crescimento de 35% da produção da indústria nacional de fertilizantes até 2025, estabelecendo-se um novo marco tributário nacional com potencial suficiente para estimular investimentos significativos da indústria nacional de insumos agrícolas”, lembrou o coordenador de Receita Estadual Antônio Carlos Nascimento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS