O curso foi realizado durante todo o dia, com parte teórica no período da manhã e prática à tarde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o início da 47ª etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, em Rondônia, boas práticas de vacinação são essenciais para minimizar erros na aplicação e a perda de vacina. Com esse foco, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) realizou na última semana (9), em Chupinguaia, na região do Cone Sul, um curso específico sobre o tema, que atendeu 12 profissionais que trabalham em uma fazenda.
O curso foi realizado durante todo o dia, com parte teórica no período da manhã e prática à tarde. A ação educativa foi desenvolvida pela médica veterinária Edilene Crystina Folador e os assistentes fiscais Antônio Ricardo Gonçalves da Silva e Carlos Fernandes Pinheiro, da unidade da Idaron de Chupinguaia.
“A vacinação é uma ação necessária, quer seja pela obrigatoriedade de leis que visam à prevenção ou erradicação de algumas doenças, quer para assegurar boas condições de saúde aos animais, minimizando riscos de enfermidades e consequentes prejuízos econômicos”, salienta Crystina Folador ao justificar a iniciativa.
Segundo ela, o procedimento de vacinação deve ser realizado de forma racional para proporcionar benefícios econômicos, com diminuição na perda de vacina, de danos aos equipamentos (seringas quebradas e agulhas tortas) e de riscos de acidentes de trabalho, “melhorando a rotina das atividades da fazenda”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!