Seminário Piscicultura e Mercado é realizado pelo Sebrae para levar informação de qualidade aos donos de pequenas propriedades rurais
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com ações voltadas para o fortalecimento de donos de pequenas propriedades rurais, o Sebrae em Rondônia aposta no incentivo à piscicultura como forma de gerar renda e diversificar a produção dos agricultores. Neste contexto, o Seminário Piscicultura e Mercado foi realizado em Ariquemes e reuniu caravanas de produtores rurais de três municípios.
Para orientar os piscicultores, o Sebrae trouxe para Ariquemes um dos maiores especialistas do país no setor. O presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Eduardo Ono, o convidado palestrou no evento e destacou a importância da união da categoria para o sucesso da piscicultura em Rondônia. “Os pequenos produtores precisam se unir ou vão desaparecer, pois só por meio da união é que vão conseguir comprar ração em conjunto e pagar mais barato. E só em conjunto é que vão conseguir melhores preços para vender seus produtos, em pequena quantidade os grandes atacadistas nem vêm buscar a produção. A união é o segredo do sucesso”, destaca o engenheiro agrônomo Eduardo Ono.
O diretor de Desenvolvimento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Agricultura, Maurício Nogueira, também palestrou no evento. Ele apresentou o cenário da piscicultura no país e destacou o potencial de Rondônia na criação de peixes de cultivo. “A cada ano que passa está diminuindo a quantidade de peixes que são retirados da natureza e, nesse contexto, surgem os peixes de cultivo. Rondônia possui algo único que são os peixes nativos como o Tambaqui, Pintado e Pirarucu e o potencial de crescimento é enorme”, argumenta.
O diretor técnico do Sebrae, Samuel Almeida, destacou as ações realizadas pelo Projeto Piscicultura, como consultorias especializadas, capacitação por meio de técnicas de gestão para melhorar o desempenho das propriedades. “Já estamos notando e percebendo um melhor desempenho dos piscicultores acompanhados pelo nosso projeto. Esse é o nosso papel, transformar a piscicultura em uma fonte de renda. Estamos trabalhando para que o conhecimento, antes restrito a grandes produtores rurais, possa estar disponível para todos. O Sebrae acredita que pode fomentar a economia com a piscicultura.”, finaliza.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!