O Programa de Vendas em Balcão visa facilitar o acesso de pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos agrícolas essenciais à produção
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pequenos criadores do estado de Rondônia adquiriam no último ano cerca de 1,508 mil toneladas de milho dos estoques governamentais por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Destaque para o aumento das vendas na Unidade Armazenadora da Companhia em Cacoal, onde o volume comercializado dobrou, passando de 500 t para mil toneladas.
O aumento nas vendas se deve principalmente ao período em que o preço do grão foi vendido com subsídio do governo federal. No entanto, mesmo com o fim da subvenção, o valor de venda praticado pela Conab continuou competitivo com o do mercado local, mantendo alta a procura pelo produto.
Ao longo do ano, foram realizados mais de 1800 atendimento aos 237 criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros, cadastrados no programa. O milho comprado beneficiou plantéis de Porto Velho, Itapuã D’Oeste, Cadeias do Jamari, Ariquemes, Nova Mamoré, Cacoal, Alvorada D’Oeste, Espigão D’Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura, São Felipe D’Oeste, além do município de Canutama no Amazonas.
O Programa de Vendas em Balcão visa facilitar o acesso de pequenos criadores e agroindústrias de pequeno porte a produtos agrícolas essenciais à produção, por meio da venda direta dos estoques públicos a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais. Em Rondônia, o programa é executado nas unidades armazenadoras da Conab de Porto Velho, Cacoal e Vilhena, localizadas estrategicamente em diferentes regiões do estado de forma a garantir o abastecimento dos criadores de todo o estado.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!