Granelização leiteira superior a 77% valoriza a propriedade rural rondoniense

Granelização leiteira superior a 77% valoriza a propriedade rural rondoniense

Granelização leiteira superior a 77% valoriza a propriedade rural rondoniense

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mais de 77% do leite nas propriedades rurais rondonienses são granelizados, revela o Diagnóstico do Agronegócio do Leite e Derivados do Estado de Rondônia, publicado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).O documento destaca também programas de ampliação no uso de tanques coletivos. Entre os entrevistados, somente 23% ainda utilizam o velho latão.

O resfriamento do leite no sítio ou na fazenda e a granelização do transporte são atualmente fenômenos irreversíveis, apontam 11 técnicos do Sebrae, Secretaria Estadual de Agricultura e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural trabalharam na pesquisa elaborada pela STG Consultoria em Economia Agrícola Ltda.Concluída em 2015, a publicação foi distribuída na 5ª Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. Análise de especialistas considera a granelização um significativo avanço e destaca: “Essa mudança só foi possível devido à influência da indústria no processo. Ao forçar a coleta mais espaçada, com intervalo de 48 horas, os produtores se obrigaram a resfriar o leite na propriedade”.

Conforme o estudo, o leite que chega à plataforma das indústrias do setor é aproveitado da seguinte maneira: 100% do tipo C é pasteurizado; 28.9% produzem manteiga com sal; 94,5% queijo coalho; muçarela, 36.2%; 25.8%, queijo prato; 68% queijo provolone; 83% requeijão remoso; 83% requeijão cremoso.No item muçarela, Rondônia (36.2%) perde para outros estados (63.8%). Ganha, porém, em queijo coalho e perde no queijo prato, pois em outros estados o percentual de fabricação desse derivado é de 74,2%.Entre os benefícios diretos associados aos transportadores de leite alinham-se: a redução no tempo de recolha e estabelecimento de horários mais cômodos de trabalho, menor esforço físico e condição menos insalubre e menor distância percorrida por litro de leite transportado.

O QUE FACILITA

* Melhoria da qualidade da matéria-prima.
* Ampliação do horário de recepção do leite.
* Redução de custos operacionais da indústria.
* Melhoria da logística e transporte.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS