Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
PORTOAGRO ABRE AS PORTAS PARA VALORIZAR O AGRONEGÓCIO
Hoje é um dia histórico para a economia de Porto Velho e região, mas também para a do Estado. Depois de um longo período sem qualquer evento que marcasse, de forma decisiva, a importância e o crescimento do agronegócio, surge a primeira edição da Portoagro, uma feita de essencialmente de negócios, mas que terá também atrações para o público. Realizada ainda no Parque dos Tanques, até que se escolha um lugar maior e definitivo, a feira estreia com perspectivas altamente positivas, mesmo num momento em que a economia nacional não vai bem das pernas, mas a local está ainda em fase de ascensão, graças, é claro, à nossa produção agropecuária. Desde o fim da Expovel, que era também uma feira, mas muito mais de exposição, shows e rodeios do que de fechamento de negócios que Porto Velho estava excluído do calendário de feiras do setor. Para se ter uma ideia da grandeza do que ele representa para a Capital e região, não há, entre todos as capitais nortistas, quem chegue aos pés de Porto Velho em termos de resultados financeiros e de crescimento deste setor vital da economia.
Quando o empresário Adélio Barofaldi decidiu encabeçar um esforço de lideranças do setor e criar uma feira, que resumisse o potencial da região, teve o apoio de gente que acreditou no projeto e nele se inseriu. Claro que o grupo que lidera a feira também enfrentou a descrença e as dúvidas da turma de sempre, que prefere só entrar na batalha depois que ela foi vencida. Mas isso já é outra história. A Expoagro chega para dar impulso a um setor que é responsável, não só em Rondônia como em todo o país, por segurar a barra numa economia que, no geral, está capenga e cheia de problemas. Portanto, saudemos a Portoagro! Que ela tenha grande sucesso, porque isso será sucesso para Porto Velho e para Rondônia...
VOLTA A TERMOELÉTRICA
A Termoelétrica de Porto Velho, da Eletronorte, que estava desativada e que pode gerar 404 megawats, está sendo reativada, exatamente para cobrir eventuais deficiências do sistema de abastecimento na Capital e para amenizar os graves problemas causados pelos apagões em Rondônia e Acre. Ao menos uma medida de bom senso e lógica, num contexto em que o governo brasileiro, agindo ideologicamente, com seus parceiros bolivarianos,ainda queria dar de graça aos bolivianos outra usina da Capital, mas que a Justiça não permitiu.
FIM DOS APAGÕES?
Com a crise que estamos vivendo e a série ee apagões sem explicações detalhadas, ficou claro que a medida foi acertada. Acabar com os apagões – foram seis em cerca de 30 dias – é prioridade total não só para a população como para o Ministério das Minas e Energia. O ministro Eduardo Braga e o comandante do sistema ONS (Operador Nacional do Suistema Elétrico), Hermes Chip, já determinaram que resolver a situação de Rondônia e Acre é prioridade total. A volta da Termoelétrica já é um passo importante. Todos sabiam disso, mas até agora ninguém do governo brasileiro tinha decidido resolver esse assunto. Agora, ele está resolvido.
DOIDO POR UMA GUERRA
Enquanto isso, a Venezuela anuncia conversações com a Colômbia, para diminuir as tensões de fronteira, depois de agressões descabidas. Mas, por outro lado, o tresloucado presidente Maduro determinou que caminhões lançadores de mísseis fossem colocados próximo à fronteira com a Guiana. Os equipamentos bélicos estão também muito perto da fronteira com o Brasil, em Roraima. Venezuela e Guiana estão se digladiando, ainda no campo diplomático, por território onde haveria ouro e petróleo. Tem que cuidar com esse Maduro, que está louco para achar um conflito que mude o sentimento da população do seu país, que já não o aguenta mais...
POMBA DA PAZ
O clima começa a esquentar de novo na Câmara de Vereadores da Capital. Novamente, envolvendo o vereador Fogaça. Dias atrás, ele foi acusado pelo Cabo Anjos de ter lhe dado um soco. Fogaça negou peremptoriamente, dizendo que seu colega machucou-se ao bater no cotovelo de outra pessoa. Agora, a briga é com o vereador Macário Barros. Os dois trocaram duras farpas no plenário e elas se estenderam às redes sociais. As coisas chegaram à troca de ofensas, embora não tenha passado disso. Está na hora da pomba da paz dar uma voltinha pelos lados da Câmara porto velhense!
MOSSORÓ ASSUSTADA
A menos de uma semana em que se encerrará o prazo para que a empresa inicie suas atividades em Porto Velho, a Ocimar, que venceu concorrência emergencial da Prefeitura, está enfrentando uma grave situação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, uma das poucas cidades em, que atua com o transporte coletivo. Lá, alegando prejuízos diários de mais de 10 mil reais, a empresa não está pagando os salários dos seus funcionários. Resultado: greve de motoristas e cobradores e um caos no transporte coletivo. A população de Mossoró está chiando. Teremos risco que o mesmo se repita por aqui?
PERGUNTINHA
Será verdade que o PMDB, nos bastidores, está preparando Michel Temer para assumir o governo, enquanto publicamente continua apoiando o mandato da presidente Dilma Rousseff?
Leia o Blog: www.opiniaodeprimeira.com.br
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!