Nesta época de Finados, é sempre bom lembrar que o atual sistema de sepultamentos no Brasil (caro e poluente ) foi adotada no século quinto depois de Cristo, para que as pessoas comuns fossem enterradas como seu Salvador. E que o sistema mais eficaz, limpo, sem risco ambiental e menos caro, é o da cremação. Levará ainda algumas décadas para que o bom senso predomine e os corpos não sejam mais deixados para apodrecer na terra, inclusive com o risco de atingir os lençóis freáticos com a decomposição. Em todas as áreas próximas a cemitérios, esse risco é claro. O geólogo, professor da Universidade São Judas Tadeu de São Paulo e especialista no assunto, Lezíro Marques Silva, confirmou que de 600 cemitérios analisados, 75% deles poluem os lençóis freáticos. A água dos arredores dos cemitérios utilizadas para serviços domésticos estão contaminadas com o líquido liberado pelos cadáveres, contribuindo para a proliferação de doenças. Há milhares de anos, quando não havia a influência religiosa, os corpos eram queimados. Desde o final dos anos de 1.800, no Japão, todas as pessoas mortas por alguma doença contagiosa, têm que ser obrigatoriamente cremadas.
Trata-se claramente de uma medida prática e higiênica. Os cemitérios superlotados nas grandes cidades; os altos custos dos enterros em cemitérios particulares; os riscos de contaminação do solo e da água e outros graves problemas, estão fazendo retornar, ainda modestamente, mas de forma crescente, o número de cremações Brasil afora. Porto Velho, com seus quase 500 mil habitantes, já deveria ter um crematório. Não tem por desinteresse das autoridades responsáveis e por questões religiosas. Mas é questão de tempo. Quando a necessidade e o bom senso prevalecerem sobre crendices ancestrais, o caminho da cremação será o natural.
MUITA CONVERSA
Conversas continuam de todos os lados, com vistas a 2014. O PSDB conversa com o PSDC e com outros partidos. Mas o quadro atual aponta que os tucanos poderão ter candidato ao Governo (Expedito Júnior) e o PSDC também (Neodi Oliveira). O PP está com Neodi, mas conversa com o PSD de Hermínio Coelho. O PT tem o nome do Padre Ton como provável candidato, mas em nível nacional pode fechar acordo com o PMDB de Confúcio e dos Raupp, que valha também para os Estados, Rondônia incluído.As negociações políticas ainda vão longe.
PAPO DE BASTIDORES
O PMDB já estaria fechado em torno da busca da reeleição de Confúcio Moura, mas é sempre bom lembrar que o empresário Mário Português também pode entrar na briga e até disputar a convenção, dependendo do quadro que se desenhar daqui para a frente. Ninguém confirma nada. Há muita informação e contrainformação, uma ala do partido fala numa coisa; outra fala noutra, mas tudo isso e muito mais se ouve pelos bastidores. A eleição para o Governo rondoniense já está na pauta de todas as rodas. As decisões, contudo, só no final do primeiro trimestre, ou seja, lá por março.
OBRAS E SAÚDE
A verdade é que o nome de Confúcio, segundo seus mais próximos assessores e parceiros, está crescendo muito em todas as regiões do Estado, inclusive na Capital, onde ele estava mal meses atrás. Tudo isso pelo grande volume de obras que tem levado às comunidades. As melhorias acentuadas no setor de rodovias e estradas vicinais e o asfalto levado a vários municípios, somado com bons avanços na saúde, seriam os principais motivos para que o atual Governador estivesse aumentando sua posição ante o eleitorado. A um ano da disputa, Confúcio está firme na busca de um segundo mandato.
NEODI ANIMADO
O deputado estadual Neodi Oliveira tem ouvido muita gente, Estado afora e anda animado com o volume de apoios que tem recebido para sua eventual pré candidatura ao Governo. Com sua história política de dois mandatos como prefeito e sua atuação na Assembleia, inclusive como Presidente, sem qualquer aspecto negativo registrado, ele se credencia como um político bom de voto e sem manchas na vida pública. Ele e seus parceiros, que são muitos Rondônia afora, andam animados com a perspectiva de concorrer ao Palácio Presidente Vargas .
MARCANDO TERRITÓRIO
Já o atual presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, também tem recebido apoios e incentivo à sua pré candidatura não só em Porto Velho, mas também em cidades do interior. Além disso, ouve-se nos bastidores de que Hermínio poderá ter apoio de vários partidos, incluindo um considerado importante no Estado e que poderia indicar o vice numa futura chapa. Hermínio marca território como o principal oposicionista a Confúcio Moura. Por enquanto, está conseguindo.
COMEÇOU...
O fim do contrato com as empresas de vigilância e os primeiros roubos à escolas, já estão preocupando a educação estadual. Coisa, aliás, que tanto a Seduc como a Sesdec já esperavam. Na Capital, uma escola sem vigilância, a Escola Manaus, foi atacada por bandidos. Levaram computadores e vários outros equipamentos. As câmeras de vigilância ainda não foram colocadas e, por isso, não há filmagem dos suspeitos.
PERGUNTINHA
Quando os criminosos, com apoio das leis brasileiras, vão começar a decretar a prisão de policiais que reagem e matam bandidos?