Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Por Selmo Vasconcellos

 Momento Lítero Cultural - Por Selmo Vasconcellos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Qual a mensagem de incentivo você daria para os novos poetas? II PARTE

(depoimentos dos entrevistados – 2009 a 2019)

 

REGINA LYRA - Jovens poetas, é necessário saber se realmente são poetas. Escrever poesia muita gente o faz, ser poeta já é um pouco diferente. Esta é a primeira definição. Daí em diante é ser determinado, estudioso e correr atrás.

 

LAU SIQUEIRA  - Leiam muito e experimentem sempre. Não tenham medo do ridículo. Escrever é sempre um risco. Leiam mais ainda. Leiam muito mais e leiam sempre. Sejam abertos às influências, mas não se permitam contaminar. E, principalmente, duvidem muito do que estou dizendo. Leiam, leiam, leiam... escrevam!

 

CHRIS HERMANN - Ler bastante (temas diversos), estudar e pesquisar sobre literatura (para compreender as várias correntes e tendências da poesia) e, claro, abraçar o universo da nossa língua portuguesa.

 

RICARDO ALFAYA - Que busquem dentro de si uma maneira bem própria e original de se expressar. Que eliminem de seu repertório tudo que virem ter sido já feito anteriormente por outro autor. Na arte somente sobrevive o que for forte, marcante, original, impactante. O resto são fogos de artifício e aplauso fácil que em geral morre bem cedo, enquanto o ator ainda está bem vivo no palco. Outra coisa, que não levem muito a sério os dizeres da "Nota de Pórtico", de Fernando Pessoa, na qual se acha o famoso lema que adotou: “navegar é preciso, viver não é preciso”. Sem essa. Nada de fazer da vida de vocês “lenha”para essa “fogueira”, que representaria sacrificar a vivência em prol da construção de uma obra, praticamente, em tempo integral. Acima de tudo, vivam. E com paixão, com amor, com intensidade. Colham os eventuais frutos maduros que nascerem dessa vivência e os distribuam se for o caso. Não se preocupem com fama, sucesso, quantidade; mas com a qualidade da obra, a par, da qualidade da vida.

 

MÔNICA DE CATELLA - Poesia não é descrever o que você está passando, mas o que o coletivo pode passar, junto com você. Não faça poesia sobre seus problemas: ela é de abrangência universal.

 

ANITA COSTA PRADO - Que não vejam a poesia como veículo para projeção pessoal e sim como uma maneira de expor sentimentos e opiniões, de forma densa e compacta.
Que não desanimem por não se sentirem compreendidos por alguns; sempre haverão outros que  entenderão sua mensagem.
Que não reclamem por não serem publicados quando qualquer esquina oferece uma copiadora capaz de reproduzir por um bom preço, o suficiente para um livreto poético simples mas eficiente.
E principalmente: leiam, leiam e leiam.
Poesia, conto, crônica, romance. Tudo.
O poeta precisa adquirir conhecimentos, ter uma bagagem de leitura.

 

ELIAKIN RUFINO - Atribui-se a Hélio Delmiro a frase: “violão é o instrumento mais fácil de ser mal tocado”. E eu, parafraseando o Hélio eu digo que “poesia é o gênero literário mais fácil de ser mal escrito”. Qualquer candidato a escritor mete a cara logo na poesia, na tentativa de fazer um poema e não sabe que isso requer talento, técnica, habilidade no manejo da espada, ou melhor, da palavra. A arte poética, como qualquer outra arte, seja culinária ou marcial, requer ensaio e prática, compreensão e leitura, aceitação e responsabilidade com o dom.

 

DILERCY ADLER - Que ousem publicar seus trabalhos. Que aceitem os aplausos e a aclamação, mas que não menosprezem as opiniões de refutação.
Afinal, A linguagem equivocada obstaculiza o encontro.
A poesia é a possibilidade libertária dos símbolos acorrentados aos condicionamentos esdrúxulos e, assim, desfaz equívocos. E, como não há castigo maior de que uma vida inútil e sem perspectivas, o poeta elege, como significado da sua própria vida, o eximir de si mesmo e dos seus semelhantes a culpa original imputada, arbitrariamente, que redunda na suprema injustiça da existência absurda.
Para o poeta a vida torna-se, assim, o próprio delírio... ou o delírio torna-se a própria vida!?...
O poeta, alma sensível, atenta e sonhadora trabalha no sentido de um desobstaculizar coletivizado dos encontros...
Quem sabe assim mais encontros aconteçam entre as pessoas e a vida possa seguir seu rumo, plena de amor e de paz!..

 

RODRIGO POETA- Deixo essa frase de minha autoria: "Só com a leitura um povo pode se tornar forte em sua cultura." (Rodrigo Poeta - 18/06/05)

 

LUCIANA PESSANHA PIRES- Ler bons autores é fundamental. Acho necessário ser humilde, submeter os textos à apreciação de poetas mais experientes, ouvir as críticas, buscar aprimoramento para sua vocação literária, participar de eventos literários, etc.

 

EDIVAL PERRINI - Ler, ler muito segue sendo a fonte mais preciosa para abastecer a nossa fonte criativa.

 

LUCIENE FREITAS - Buscar o sentimento no nascedouro. Ter a paciência para revisar, a persistência de continuar escrevendo, não desanimar com os obstáculos que por acaso venham a ocorrer e batalhar pela publicação.
 

ROSANI ABOU ADAL - Perseverança, insistência, fé, vontade de vencer, ir à luta para buscar os objetivos, participar de concursos literários, fazer oficinas literárias e muita leitura para ter uma boa redação.

 

ALMANDRADE - O poeta vive num canteiro de obras. A musa, o acaso, a razão, o sentimento, os pensamentos abstratos são matérias primas para a sua poesia. Ele produz a partir da leitura de textos alheios, articulando idéias e costurando a linguagem. A poesia é um trabalho que exige de quem faz uma quantidade de reflexões, de decisões, de escolhas e de combinações. As leituras e as experiências modificam a escrita, as palavras não são totalmente espontâneas, como nas pinturas de um Pollock, há um trabalho e um cálculo da escrita. A linguagem poética difere da linguagem que utilizamos para a comunicação diária. Cada poeta explora a linguagem na busca de um acontecimento inesperado, de uma experiência singular. A linguagem cotidiana desaparece quando vivida, é substituída por um sentido. A poesia não, ela é feita expressamente para renascer de suas cinzas e vir a ser indefinidamente o que acabou de ser.

 

EMIL DE CASTRO - Seja humilde, simples, direto, concreto ou não, mas sincero na sua poesia. Coloque a alma no que escreve. Mas leia muito e veja como a poesia é coisa séria, não é jogo de brincar, mas arte de criar, mesmo fazendo jogo de brincar. Leia Joaquim Cardoso, Mauro Mota, Bandeira, enfim, os clássicos, os românticos, os modernos, novos e jovens.

 

ALCIDES BUSS - O impulso de escrever é uma coisa muito forte, que vem de dentro. Os poetas de verdade não se dobram ao desânimo. No mais, a receita é simples: ler, ler, ler; escrever, escrever, escrever; mostrar, mostrar, mostrar.

 

LUIZ ALBERTO MACHADO - Leiam sempre e o mais que puderem. Ler é a maior viagem.

 

MARCIA BARROCA - Nunca desista dos seus sonhos.

 

MARLI PORTO - É claro que nós escritores esperamos ver nossos textos publicados. Um bom começo é participar de concursos literários.
Bem...não tenho uma mensagem e sim uma frase: Acaricie cada detalhe desse mundo de meu Deus e se veja todos os dias como uma borboleta colorida que se alimenta da arte de escrever.

 

KEDMA O’LIVER - Nossa, pegou pesado... quem sou eu para dar conselhos se também sou aprendiz e jamais deixarei de querer aprender com todos vocês.
Me escreveram , certa vez, “vá aprender a escrever primeiro para depois dizer que
é poeta” e isso me deixou marcas profundas, me magoou tanto que eu pensei em desistir, em parar novamente e enterrar o que Deus me deu de mais precioso que é o dom de escrever... depois de muito ponderar eu continuei a escrever e hoje eu posso dizer apenas o seguinte: Nunca pare de escrever pelo que os outros falem ou pensem. Se esforce para melhorar sempre e, por mais alto que você esteja, por melhor que você se julgue, nunca humilhe seu semelhante e nem deixe que o “nome” faça você pensar que é melhor que os outros.
A humildade, o amor e o respeito pelo seu colega é fundamental para ser respeitado e amado pelos demais e amar a Deus, a si mesmo e a arte faz com que a poesia seja sempre beleza e canção.
Nunca desista de seus sonhos e nem deixe que palavras barrem seu potencial.

 

AMARILIS PAZINI AIRES - Deixar a emoção fluir, acreditar e amar tudo o que fizer.

 

CARMEN REGINA DIAS - Eu diria que lessem Cartas a um jovem poeta, de Rainer M RIlke.
Lessem com o coração, de alma presente. O poeta é o ser.
No mais, façam preces ao Universo para que encontrem em seu caminho os amigos da alma, e a lufada de vento amazônico,que eu encontrei quando conheci Selmo Vasconcellos.

 

NELSON HOFFMANN- Em primeiro lugar, faça-se a pergunta: quer mesmo escrever? Seja honesto: não pode viver sem escrever? André Gide avisou: “Só se deve escrever quando não se pode não escrever”. É seu caso?
Se é, escreva. Quem quer aprender a nadar, ou cai na água e nada ou se afoga. Para nadar, vai aprender o quanto lhe falta em exercícios e treinos; para escrever, vai aprender o quanto lhe falta em leitura, estudo e… Disciplina! Sem disciplina não se vai a lugar nenhum.

 

IRINEU VOLPATO – Leiam, leiam, leiam, anotem, comentem. Antenem-se à vida. E aquilo que os tocou, reescreva tantas vezes até que tomem o sabor em feitio de poema.

 

DORA DIMOLITSAS - Minha mensagem é que o Poeta faça da poesia um instrumento de renovação, de união, e bem social

 

PAULO REIS – Sugiro que eles não se esmoreçam diante das adversidades, que busquem seu espaço. O poeta dá a cara à tapa, como disse uma professora minha. Ele dialoga com o mundo por meio de seus poemas. Se a pessoa escreve e guarda na gaveta, tem poucas chances de ser (re)conhecido. É preciso aprender a conviver com as críticas e se aprimorar escrevendo poesia. A qualidade do poema é fruto do exercício e do conhecimento do poeta. A sensibilidade e o profissionalismo do professor também podem contribuir para a formação de novos escritores, como foi o meu caso. Um dia, um livreiro me falou que detestava literatura devido a uma experiência frustrante que teve com seu professor. Algum tempo depois, fechou a livraria.

 

ABEL SIDNEY - O domínio de vocabulário é fundamental para se manejar a língua em busca da sua poeticidade. Daí que ler, degustando e remoendo, boas obras e autores, é fundamental. No mais, é rascunhar, guardar, reescrever, lapidar, até que mereça um dia ser divulgado, publicado. Não ter pressa, portanto, é sempre aconselhável.

 

JOÃO PAULO DAS VIRGENS - Leiam, leiam bastante, levem suas obras para os escritores, professores, amigos e jornalista para emitirem suas opiniões e recebam as criticas como um incentivo a sua melhor produção literária
 

CLÁUDIA BRINO - Ser, cada vez mais, íntimo da palavra

 

VIEIRA VIVO - ler muito e produzir sempre

 

GISELE SANTANA  LEMOS - A inspiração e a criação são partes de um exercício individual. Escrever, para mim é prazer e trabalho de pesquisa e correção. Um poeta e um escritor devem exercitar o ler e o reescrever seu texto, levando ao leitor, algo de inédito. Não só a escrita, mas o assunto também, por exemplo, ao falarmos de “Amor”, que é o sentimento universal, deveremos dizê-lo de forma inesperada.
Hoje sigo a Alma Safada, livre para falar das travessuras ao amor. “Alma Safada” “Quando mais me dispo da alma, maior amor ela acalenta”

 

MANO MELO - Leiam muito, tudo que vier às mãos, mas não façam disso uma miscelânea em sua cabeça, sobretudo, vivam, vivam intensamente. A vida ensina mais que os livros.Evitem os temas demasiado comuns. E, como diria Nelson Rodrigues quando fizeram a ele a mesma pergunta: envelheçam!

 

EDUARDO WAACK - Escreva sempre, escreva por necessidade e não por dinheiro. Pode-se ganhar muito dinheiro com a literatura, mas isto não significa produzir uma obra literária de qualidade. Bons versos independem de grandes estruturas físicas ou econômicas. Escreva, mas não se desligue da realidade, você não é especial por isso, ou superior a alguém. Somos todos iguais e os mesmos nesta efêmera vida terrena. Apenas gostamos de ler e escrever e por isso nos encontramos. Leia bastante, prestigie a literatura brasileira, autores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Ascenso Ferreira, Machado de Assis, Castro Alves, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Mário e Oswald de Andrade. Tenha sempre um dicionário à mão, conjugue os verbos, seja uma pessoa simpática. Com o passar do tempo, com persistência e técnica, você adquirirá e desenvolverá o seu próprio estilo, que o fará ser reconhecido e respeitado. Mas para isso é preciso ser sincero em suas intenções.

 

HELVIO LIMA– Adentrar pelos caminhos da poesia é sempre um desafio para todos os que se encantam pelo universo das palavras. Acreditar em seu próprio trabalho e buscar expressar-se com a maior liberdade possível, este o caminho. Acredito na poesia como uma solução para a vida.

 

LUIS AUGUSTO CASSAS – Parodiaria Joseph Campbell: sigam a sua bem-aventurança, porque se o seu caminho é a poesia, em algum instante, haverá esse encontro entre o seu arbítrio e o destino, e a poesia o preencherá.

 

JOUVANA COLUCI SALGUEIRO WHITAKER– Escrever com o coração., Ser poeta é fácil, mas tem que ter dedicação,  Procurar  interagir com grupos literários, participar de desafios, aprender regras  poéticas  e por fim,  pitadas de humor e de muito amor.

 

MARA PITTALUGA – “Nós poetas nascemos para desenhar destinos e colorir horizontes, portanto, nossa missão é abraçar corações alheios através das palavras.”

 

VERÔNICA NOBLAT– Estude, exerça a escrita, não pare, leia e quando pensar em desistir, continue lendo.

Participe de Saraus na sua cidade, procure estar com pessoas e fazer amizades com pessoas que também gostem de poesia, isso ajuda a manter o foco.

 

DANIEL MAURICIO –Que nunca desistam de sonhar, de escrever, de mostrar os seus escritos e sobretudo de estar sempre antenado a tudo o que se passa a sua volta, pois tudo pode se transformar em matéria prima para a poesia.

 

LUCIAH LOPEZ – Uma vez alguém disse que minha poesia era ‘débil’ – houve um desencanto momentâneo, porém a vontade de dar um significado maior ao meu sonho, eu retomei a caneta e papel e passei a escrever diariamente postando nos meus blogs e sites de poesia. Sempre vão existir empecilhos, mas sempre vamos encontrar pessoas de bom coração e dispostas a um abraço, um afago em nossa alma de poeta.

 

ADELINA VIANA – Incentivo que cultivem a simpatia e a empatia, a ternura,a amizade os sentimentos verdadeiros, a cumplicidade, a paixão e compaixão, a doçura, a bondade a gratidão...
Que semeiem amor no coração das pessoas, mesmo nos mais inóspitos,  semeiem também no coração dos animais, sim, eles também  têm sentimentos e um coração que suspira e ama, apenas se exprimem de maneiras diferentes para dizer as mesmas coisas, nunca se esqueçam que também somos animais...
Se fizermos tudo isto a poesia brotará, naturalmente,de  todos os lados e em todas as almas e coração e nunca mais precisaremos de semear amor! E nunca mais faltará a nenhum poeta inspiração...
Poesia, é Amor, e para ser poeta só é preciso olhar e sentir  tudo de alma e coração!

 

REGINA MADEIRA GÔDA – Que leiam muito, pesquisem, descubram, discutam e escrevam sem parar. Se o texto não ficou bom, guarde, que um dia você vai voltar nele e terminar.   .

 

JOSÉ ANTÓNIO RIBEIRO DE CARVALHO - Sintam e escrevam o que sentem, e só pensem depois no que escreveram. Porque registrando os sentimentos através da escrita, estão a dar-lhes força, a introduzi-los numa “cuba” de maturação, para os aperfeiçoarem e solidificarem.  

 

ANTONIO TORRES – Ler muito, muito e sempre, e praticar, anotar, analisar, trabalhar a palavra / o verso / o poema, como jardineiro à flor.

 

RUTE PIO LOPES – Que escrevam sempre que a inspiração os "chame" priviligiando esses momentos em detrimento da imposição sua ou externa de apresentação de textos. Que leiam e apreciem outros autores seus contemporâneos, que participem ativamente nos grupos ligados a poesia e nos programas de rádio disponíveis. A interação hoje em dia é importantíssima! Existindo tantos meios ao nosso dispôr para divulgação poética (nomeadamente redes sociais) obter feedback do trabalho literário é relativamente fácil e muito proveitoso! Por outro lado, a participação em atividades literárias sociais e também escolares permite não só a divulgação do trabalho como a recepção crítica imediata e sem os filtros que acabam por existir nas redes sociais.

 

LOURENÇA LOU - Bom, a maior parte dos meus leitores é também poeta e/ou escritor. O que quero dizer a eles é o mesmo que digo a mim: nunca deixe de ser leitor. Leia, leia, leia. E para aqueles que estão começando a fazer poesia: se possível façam uma oficina, busquem o máximo de conhecimento possível. Poesia não é apenas uma obra feita em versos. Nem tudo que chamamos poesia, o é. Poesia é ritmo, som, significados. E tudo isso só pode ser enriquecido através das figuras de linguagem que são muitas além da tão conhecida e abusada metáfora. Mas o mais importante, volto a dizer,  é ler. Ler os clássicos, ler os grandes poetas e escritores de todos os tempos, ler os grandes teóricos da literatura. E continuem me lendo, claro! rs 

 

CLAUDIA MANZOLILLO – Leiam e alimentem-se de humanidade! Façam da poesia, se possível, um hábito diário. A poesia aprimora o ser humano.

 

CARMEN JARA - Diria em primeiro lugar,que a poesia está contida em tudo.Que tenham olhos poéticos capazes de enxerga-la e sensibilidade para senti-la. Escrevam com a alma e com palavras que retratem os seus sentimentos e valores.Fujam da busca de palavras com o objetivo de rebuscar um texto,correndo o risco de perder a essência do poema.

 

ELENICE DORNELES –Renato Baptista me deixou uma frase:

ENSINE O QUE TE ENSINEI

E eu cumpri esta missão

E sempre falo pra quem está começando

Não desista porque eu não desisti

Uma frase por dia

Nenhum dia sem linhas

O pensamento cria asas

E o poeta voa pra qualquér lugar

 

JOSIMAR CAMPOS -A mensagem que deixo aos novos Poetas é que nunca desistam dos seus sonhos e acreditem em sua capacidade e batalhem,pois sempre vale a pena o esforço.

E que sejam bem vindos a esse brilhante mundo de poetas.

 

CLÁUDIA LUNDGREN – A você, novo escritor, aconselho que jamais desista dos seus sonhos. Imagine, crie, realize. O primeiro concurso de poesias que participei foi em 2014 na faculdade de Letras na UFF,  e nem sequer fui classificada. Eu poderia ter desistido, poderia ter achado que não tinha aptidão para a escrita. Mas eu perseverei, amadureci minhas ideias, e neste ano de 2018, com 46 anos, consegui realizar grandes sonhos e ingressar na carreira literária. Nunca é tarde, vá em frente, você é capaz!

 

MAURA SOARES  – Ler bastante. Ter o hábito da leitura. Leia nem que seja um capítulo de um livro por dia. Discuta com amigos. Crie o hábito. Visite bibliotecas se não tem possibilidade em adquirir.

Desde pequena ao aprender a ler, sempre fui curiosa, lia e leio muito. Meu pequeno apartamento tem livros apertados nas estantes. De tudo um pouco: conto, crônica, romance, poesia, biografia...

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS