Vinho Caballo Loco
A história do vinho Caballo Loco começou em 1994, na vinícola chilena Valdivieso, quando o enólogo Luiz Simmian decidiu misturar vinhos de safras e uvas diferentes que estavam em barricas. O nome é uma homenagem a Jorge Coderch, um dos fundadores da vinícola, que era apelidado de(Cavalo Louco) por suas ideias ousadas. O sucesso do primeiro exemplar,O Nº1, inspirou a criação de edições anuais, tornando-se um projeto único e inovador na viticultura chilena.
A história do vinho Caballo Loco
O Vinho Caballo Loco não é um de safra fixa ou seja, no rótulo não consta o ano específico, porque ele é formado por misturas de várias safras. A cada nova edição, misturara-se cerca de 50% da edição anterior com 50% de vinho novo proveniente das safras mais recentes. Esse ciclo contínuo dá ao vinho uma continuidade histórica e complexidade, além de dificultar a cópia.
Medalha de prata
O vinho Caballo Loco Nº 1 conquistou a medalha de prata na Vinexpo, em Bordeaux, o que motivou a vinícola a dar continuidade ao projeto. A cada ano, surge um novo vinho numerado e também resultado da mescla de safras e uvas diferentes, conforme a escolha do enólogo.