Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No que se refere a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos mais procurados, assiste-se a uma continuidade. Nos últimos dois anos, as cinco cirurgias plásticas mais procuradas nos EUA foram a mamoplastia de aumento, a rinoplastia, a blefaroplastia, a lipoaspiração e o facelift. Em termos de procedimentos minimamente invasivos, a injeção com toxina botulínica (botox) encontrava-se no topo da lista dos mais procurados, seguido dos preenchimentos injetáveis temporários, peelings químicos, depilação a laser e microdermoabrasão.
Estas são algumas das tendências que já se notaram em 2015 e que prometem continuar a acentuar-se em 2016:
- O impacto dos social media
Segundo um inquérito divulgado este ano pela American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery (AAFPRS) e que envolveu 2.700 membros da academia, a insatisfação com a autoimagem causada pela moda da partilha de fotografias nas redes sociais levou a um aumento de procedimentos estéticos minimamente invasivos e de cirurgias plásticas. A realização de rinoplastias aumentou cerca de 10% e os transplantes capilares e a blefaroplastia registaram um aumento de 7%.
- Cirurgia em família
Ainda de acordo com o inquérito conduzido pela American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery, houve um aumento de cirurgias e procedimentos realizados em simultâneo por membros da mesma família, principalmente marido e mulher. Uma tendência que promete continuar a verificar-se em 2016.
- Copiar celebridades é uma tendência ultrapassada
Existem sempre exceções à regra mas, graças à diversidade e quantidade de informação disponível na internet, os consumidores vão-se tornando mais conhecedores e conscientes, a cada ano que passa, das várias opções de que dispõem, segundo o inquérito da AAFPRS. A maior parte dos pacientes chega ao consultório médico através de informação que leu online e por recomendação de amigos/familiares.
Os cirurgiões inquiridos referiram também que os pacientes já não querem copiar os traços de celebridades como acontecia até recentemente com o queixo de Jennifer Aniston e os glúteos de Jennifer Lopez a figurar entre as intervenções mais pedidas, optando por descrever ao cirurgião plástico o problema que os preocupa, como sucede, por exemplo, com o nariz torto ou com os lábios finos.
- A moda das mãos fotogénicas e das covinhas
A febre das selfies parece ter sido também responsável por uma nova tendência lançada pelas mulheres britânicas, o lift… das mãos! O mais surpreendente é o motivo, que passa por rejuvenescer as mãos recorrendo a um produto injetado em consultório com o objetivo de, a seguir, tirar uma selfie em que a mão, ostentando um anel de noivado, aparece em primeiro plano… e mais nova! Outra tendência no Reino Unido envolve implantar covinhas no rosto, através de uma cirurgia de cerca de 30 minutos e que envolve uma incisão realizada no interior da bochecha.
- Tatuagens nos mamilos
No Reino Unido, é uma tendência fazer tatuagens nos mamilos para os tornar mais escuros e maiores. Embora esta tendência possa parecer frívola, as tatuagens nos mamilos e aréolas são utilizadas em pacientes que se submetem a uma reconstrução mamária após uma mastectomia. As tatuagens têm um resultado particularmente positivo se forem realizadas a três dimensões, por tatuadores profissionais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!