Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Fim de semana chegou e quase ninguém resiste a um churrasco, especialmente se for com carnes nobres e super saborosas.
Além do churrasco também é maravilhoso ir a um restaurante e saborear um delicioso T- Bone e um Poterhouse.
Ok, mas como diferenciar um do outro. Você sabe?
O Gustavo Serbino da Prime Espaço Gourmet explica tudo no artigo abaixo.
Qual a diferença entre os cortes T-bone e Porterhouse?
Muitas pessoas que pedem filés em restaurantes simplesmente não sabem como diferenciar um do outro. Para esclarecer um pouco esse assunto, a diferença entre estes dois cortes é que, apesar de similares, o T-Bone tem um osso em forma de T, com um pedaço maior de carne de um lado do que do outro, sendo estes dois cortes diferentes. Ambos vêm do short loin, localizado entre a costela e o sirloin.
O short loin é composto pelo top loin e pelo tenderloin. Os T-Bones são cortes do centro do short loin, diferentemente do Porterhouse, que é um corte feito a partir da extremidade maior. Dessa forma, o T-Bone terá um pedaço menor de tenderloin (filét-migon) do que o Porterhouse. Além disso, o Porterhouse geralmente contém mais marmoreio.
A classificação
Nos Estados Unidos, a Associação de Frigoríficos disse que, para ser classificado como T-Bone, o corte deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga. Por outro lado, o Porterhouse deve ter 32 milímetros de espessura. Assim como o T-Bone, o Porterhouse é também dois cortes em um. De um lado, você tem New York strip e, do outro lado, filé. No entanto, é evidente que a Porterhouse tem uma porção maior de filé.
Na Inglaterra e em alguns outros países, mas não no Canadá, o Porterhouse se refere somente ao short loin; o qual os Estados Unidos considera como strip loin. É por isso que os consumidores dos Estados Unidos precisam tomar cuidado ao pedir um bife em um restaurante ou lanchonete britânicos. Se você acha que terá um Porterhouse estilo americano, provavelmente não terá.
Afinal, T-Bone ou Porterhouse
Concluindo, se você vai a um restaurante e vê T-Bone e Porterhouse no cardápio, com o mesmo preço, você valorizará mais seu dinheiro pedindo Porterhouse. Para resumir:
1. O T-Bone parece dois filés em um. De um lado, você tem uma tira de contra-filé com osso e, do outro, um bom pedaço de filé mignon.
2. Um T-Bone é normalmente mais fino que um Porterhouse. Ele tem uma seção menor de filé e normalmente é menos macio que o Porterhouse.
3. O Porterhouse tem top loin e tenderloin. É mais grosso que o T-Bone. Também tem menos osso e tem mais marmoreio em sua superfície.
Origem do Porterhouse
Há rumores de que a origem desse agora famoso nome começou em 1892, em Nova York. Uma taverna pertencente a Martin Morrison era o local favorito para os marinheiros comerem. Um piloto de idade pediu um filé, mas não tinha sobrado nenhum. Então, Morrison disse que cortaria e grelharia um sirloin que estava preparando para o próximo dia.
Isso fez tanto sucesso que, a partir desse dia, Morrison pediu somente esse mesmo corte de sirloin para seu açougueiro. Também, fala-se que Mark Twain (o famoso escritor americano) tinha como refeição favorita Porterhouse frita com cogumelos e ervilhas.
Tradicional nos EUA, macio e suculento, o Porterhouse é composto por uma parte do Contra Filé e uma parte do Filé Mignon. Muito saborosa, macia e marmorizada. Ideal para churrasco em cortes altos (steak). O Porterhouse é mais grosso que o TBone, tem menos osso e é mais marmorizado em sua superfície
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!