Resenha política – Por Robson Oliveira

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Descrença
O principal debate travado na semana que passou foi a recomendação feita pela Procuradora Regional Eleitoral para que os postulantes às eleições deste ano evitem antecipar a campanha eleitoral senão vão ser penalizados. Embora na recomendação exista uma clara ameaça aos pré-candidatos, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, ministro Dias Tóffoli, pensa totalmente o contrário e declarou publicamente que só há crime eleitoral quando o pré-candidato pede objetivamente o voto. Tóffoli defende que os partidos possam lançar neste período seus pré-candidatos. São posições tão díspares dessas que ajudam a desacreditar nas instituições.
Favorecimento
Na avaliação de Dias Tóffoli restringir em apenas três meses a campanha é favorecer os candidatos que disputam a reeleição, pois contam com a estrutura governamental para veicular seus feitos. Seja de forma velada ou descaradamente expressa. Assim massacram os pré-candidatos da oposição que não dispõem das mesmas estruturas e ferramentas. “Depois de 20 anos de penumbra da época em que não havia eleição para Presidência da República, se retoma o debate democrático. Não há como se colocar isso no cercadinho de três meses. Só se beneficia a reeleição de quem está no poder que tem visibilidade natural do exercício do poder”, disse Tóffoli. E o ministro está completamente correto.
Massacre
Exemplo claro de visibilidade eleitoral que contribui a inflar a reeleição são as obras e entregas de casas, máquinas agrícolas, convênios de pavimentação urbana, propagandas destinadas à autopromoção política, entre outras, que os governadores pré-candidatos à reeleição estão promovendo nessas últimas semanas que antecedem às convenções.
Desigualdade
Para ilustrar esse quadro acima basta apontar o final de semana passado, onde Confúcio Moura (PMDB) montou uma verdadeira parafernália e mobilizou os políticos correligionários nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal, sob o pretexto de entregar as populações desses municípios casas habitacionais, máquinas e assinatura de convênios. Tudo por conta do contribuinte. Mas os discursos e os cenários eram de campanha eleitoral antecipada. Um massacre aos prováveis concorrentes nas eleições de outubro. No entanto, a mesma regra que veda antecipação de campanha abre lacunas para que interpretações desiguais favoreçam os aboletados nos palácios. Levando ao homem médio deduzir que haja dois pesos e duas medidas.
Reprovação
Durante uma viagem ao interior do estado para visitar alguns amigos paraibanos, este cabeça-chata pôde constatar o número expressivos de pessoas que criticam abertamente a administração pública por não cumprir com as obrigações de melhorar a educação, segurança e a infraestrutura. Cinco entre seis pessoas que o colunista indagou sobre as ações governamentais, declararam estar insatisfeitos. Em Cacoal, por exemplo, corre a piada de que a administração virou um conto do vigário.
Reuniões
Os pemedebistas, democratas cristãos e tucanos escolheram o município de Cacoal para reunir seus militantes com atos preparatórios às convenções estaduais, que começam a partir do dia 10. Os eventos foram realizados na Câmara Municipal (Sexta-feira e sábado), separadamente.
Diferenças
O PMDB e os partidos aliados (PSB, PDT e uma renca de legendas nanicas) mobilizaram um pouco mais de trezentos filiados através de suas máquinas para aplaudir o governador Confúcio Moura, pré-candidato da continuação. O PSDC e PSDB conseguiram reunir uma multidão de mais de mil militantes quando debateu um plano de governo comum de reconstrução estadual com Expedito Junior, pré-candidato da oposição.
Périplo
Enquanto o deputado estadual Maurão de Carvalho faz um esforço hercúleo com um périplo pelos veículos de comunicação para tentar convencer de que não é cascata sua postulação ao Governo de Rondônia pelo Partido Progressista (PP), o verdadeiro donatário da legenda, senador Ivo K-Sol, assistia a um culto na igreja do festejado Pastor Nelson, em Cacoal, acompanhado da irmã, Jaqueline Cassol. Políticos que apoiam momentaneamente Confúcio Moura e que foram ao ato religioso para pedir perdão a Deus pelas iniquidades cotidianas também fizeram fila para beijar a mão do senador. Além de juras, caso o donatário do PP decida lançar a irmã ao Governo Estadual.
Deselegância
Nem a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, impediu que o o governador Confúcio Moura (PMDB) fosse constrangido pela prefeita petista Maria de Lourdes Dantas, de Presidente Médici, durante um evento de entrega de títulos agrários, ocorrido sexta-feira, em Ji-Paraná. Convidada para falar em nome dos colegas prefeitos, a petista simplesmente fez questão em não nominar o governador quando saudou as autoridades presentes na mesa oficial. Todos perceberam que a deselegância e não foi um ato falho. Foi proposital o que revela o humor dos petistas locais em relação aos "aliados" peemedebistas.
Tréplica
A nota oficial enviada à imprensa pela assessoria do senador Ivo K-Sol relacionada à notícia dada na última coluna sobre a multa recebida por descumprimento de decisão judicial, quando exerceu o cargo de chefe do executivo estadual, confirma as informações divulgadas. A réplica oficial contém apenas um lamento e a versão do ex-governador sobre o caso concreto.
Enganação
Embora a prefeitura municipal de Porto Velho esteja veiculando na mídia que está limpando a cidade e retirando o entulho deixado pela enchente que alagou parte do centro da cidade, quem visita as ruas alagadas verifica que a propaganda é enganosa e é assustador a quantidade de entulho amontoados sobre as calçadas. Os buracos existentes antes das enchentes e longe das áreas alagadas continuam aumentando. Aqueles que foram tapados, o foram de forma desleixada e deixaram um remendo que quebra suspensão de qualquer veículo.
Leilão
Mauro Nazif ainda não anunciou publicamente, mas há em curso um verdadeiro leilão entre o Banco do Brasil e o Santander para a aquisição das contas bancárias da prefeitura de Porto Velho. Há quem diga que o BB estaria propenso a doar trinta milhões de reais ao município para conseguir a primazia. O Santander, segundo apurou a coluna, estaria disposto em dobrar a oferta. Uma grana extra aos cofres municipais, apesar da falta de competência na aplicação dos parcos recursos disponíveis hoje na capital.
Agradecimento
O economista e comentarista do programa Manhattan Connectios, da Globo News, Ricardo Amorim, dará uma palestra aos empresários e executivos que buscam se atecipar as tendências do mercado. O evento acontece nesta quarta-feira, às 19 horas, no Maison Madeira, na capital, patrocinado pelo grupo empresarial PortoVelho Offices. Embora não façamos parte do seleto público alvo acima descrito, agradecemos ao convite gentilmente enviado. Vale a pena conferir, visto que o palestrante é da melhor qualidade. 
Registro
O escritório de Advocacia Marinho Advogados Associados (do qual faço parte) agradece o trabalho competente da polícia civil em prender os responsáveis pelo assalto em que os advogados, funcionários e clientes foram vítimas. Registra ainda a recuperação de parte dos objetos surrupiados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS