99 anos na antessala do inferno – Por Professor Nazareno

99 anos na antessala do inferno – Por Professor Nazareno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho está completando 99 anos de fundação. E não é uma data para festas nem para alegrias, infelizmente. Também não é implicação minha falar mal mais uma vez deste lugar onde resido há mais de 30 anos, pagando impostos e criando meus filhos. A realidade fala por si só. Com quase 500 mil habitantes e uma área superior à Bélgica, esta cidade apresenta, segundo o Instituto Trata Brasil, uma das piores qualidades de vida dentre as capitais brasileiras. Entre os municípios do país acima de 300 mil habitantes, ficamos em último lugar quando o assunto é água tratada e saneamento básico. E o problema não é a pouca idade como muitos afirmam. Maringá, no interior do Paraná, tem pouco mais de 50 anos e desponta como uma das melhores cidades do Brasil. Caxias do Sul na Serra Gaúcha e Uberlândia em Minas Gerais, idem.

Viver em Porto Velho sempre foi um desafio para quem aqui nasceu e também para quem decidiu aqui morar. No inverno (chuva), é lama em todas as ruas e recantos da cidade. No verão, a poeira, associada à fumaça das queimadas, é a nossa companheira inseparável. A situação é tão ruim que um dos atuais vereadores chegou a dizer que “em Porto Velho, que está abandonada pela atual administração, é um pé na lama e poeira no olho”.  Na verdade, esta capital sempre esteve abandonada pelo Poder Público desde a sua fundação. E já começou de forma errada: quando se perceberam as dificuldades para atracar as embarcações na cachoeira de Santo Antônio, onde está o marco zero da cidade, decidiu-se imediatamente mudar de local. Porto Velho ironicamente era para ter-se desenvolvido onde hoje é um cemitério, o “Tonhão”.

Suja, fedida, sem saneamento básico, sem água tratada, sem planejamento urbano, sem arborização, sem praças, sem recantos de lazer, violenta e pontilhada de lixo nas ruas perde feio até para Porto Príncipe, capital do Haiti, que foi devastada por um terremoto. Ficamos atrás também de muitas cidades da África subsaariana quando o tema é IDH e qualidade de vida. E não é difícil perceber o que há por trás deste caos. Nós habitantes temos muito pouco zelo pela nossa cidade. Não reciclamos o nosso lixo nem colaboramos com nada. Isso associado a uma penca histórica de políticos ruins, ladrões e incompetentes que sempre estiveram à frente de tudo.  O atual Prefeito, está há nove meses no Poder e até agora praticamente não deu o ar da graça e não fala nada. “É como se não tivéssemos ninguém nos administrando”, é o que se ouve com frequência.

Lamento que muitos moradores se enfureçam com estas declarações, mas se trata da mais pura verdade. A revista Época quando denunciou o fato foi infantilmente criticada. E geralmente quando alguém levanta a voz para denunciar as mazelas, o falatório é geral. Sentimento telúrico, bobo e infantil não resolve problemas. Parece até que muitas pessoas aceitam viver no lixo e na imundície característicos da cidade. A minha saída daqui, como muitos querem, não vai mudar em nada esta triste situação. É preciso identificar o problema na sua origem e cobrar providências dos responsáveis, mas parece que nos faltam coragem e visão política. A Câmara de Vereadores, por exemplo, poderia ser mais cobrada pelos eleitores. Concluir obras inacabadas como os viadutos, a ponte sobre o Madeira, a rodoviária nova ou a construção de um hospital de pronto-socorro decente, dentre outras benfeitorias, são mais urgentes do que sentimentos toscos que não levam a nada. Nosso comodismo não permite que se deem os parabéns a Porto Velho. Só os pêsames mesmo. Eu já não aguento mais as alagações, os buracos nas ruas, a poeira, a escuridão e o trânsito infernal. Será que nada disso vai mudar um dia? Como posso me orgulhar de morar numa das antessalas do inferno?

 

*É Professor em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS