RESENHA POLÍTICA – Por Robson Oliveira

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Protestos
Pegou de surpresa os partidos políticos da situação e oposição a eclosão em escala nacional dos protestos da população contra as principais mazelas que assolam o país, em especial a carestia, os malfeitos, os serviços ineficientes e os políticos inescrupulosos. A multidão que foi às ruas mobilizada por jovens adeptos às redes sociais deu um recado direto aos governantes de que não vai mais tolerar os desmandos.
Protesto II
Os guris da capital rondoniense também aderiram ao protesto nacional e caminharam pelas principais ruas do centro da cidade reivindicando ética na política, serviços públicos dignos, conclusão das obras inacabadas, entre outras.
Oportunistas
Desde o início dos protestos que os políticos e os oportunistas que são prováveis candidatos em 2014 ficaram fora das mobilizações e dos protestos. A maioria criticava, mas depois que perceberam a multidão na rua correram também para a rua e mobilizaram seus asseclas com único intuito de faturar. Alguns desses caras de pau foram notados acompanhando os guris nas ruas de Porto Velho.
Multidão
Em Porto Velho a marcha contra a insatisfação reuniu mais de vinte mil pessoas que foram convocadas pelas redes sociais. Foi uma marcha pacífica e bonita que demonstrou a revolta da população contra as mazelas políticas. Até o fechamento da coluna não foi registrado nenhum vandalismo, mas o governador e o prefeito, na dúvida, fugiram dos manifestantes e abandonaram os palácios.
Luxúria
Enquanto os meninos caminham em protesto nas ruas de Porto Velho sob um sol escaldante e uma poeira sufocante, uma pré-candidata assumida acompanhava a multidão com o suporte de uma assessoria bem paga que lhe hidratava com água gelada e lenços umedecidos quando o calor e a poeira afetavam a 'grã-fina'. Até sorvetinho foi servida à oportunista. Contra este tipo de gente que os protestos deveriam também ser direcionados.
PEC 37
Como os protestos foram voltados contra os políticos em geral, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, imediatamente mudou a data da votação da PEC 37 – que reserva às polícias o poder de investigação criminal – para evitar desgastes maiores ou algo pior. Marcada para a próxima quarta-feira (26), a adesão à aprovação da PEC é enorme entre os deputados federais. Com o adiamento, os parlamentares vão aguardar os ânimos se acalmarem para votar em surdina.
Adiamento
Já o projeto que trata da flexibilização da Lei da Ficha Limpa (ainda não foi apresentado formalmente), que reabilita os políticos denominados 'fichas-sujas', também teve adiada a protocolização. Após os protestos deixarem as ruas, o projeto entra na pauta para discussão e votação. Os congressistas vão evitar pautar projetos impopulares até que os ânimos contra os malfeitos cessem.
Surdina
Embora a população esteja protestando nas ruas, O deputado Marco Feliciano (PSC), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, não hesitou em colocar em votação e aprovar o polêmico projeto de lei conhecido como “Cura Gay”. As entidades representativas dos psicólogos, profissionais, segundo o projeto, responsáveis por diagnosticar a enfermidade e pela prescrição das ações terapêuticas, serem contra o projeto Feliciano o aprovou em surdina. Agora vai a plenário para que a 'anomalia' seja votada.
Humor
Imediatamente após o projeto da 'Cura Gay' ter sido aprovado na CDH, nas redes sociais os protestos contra o autor e o projeto pipocaram. Alguns grosseiros, outros irônicos e a maioria consequente. Mas uma delas chamara a atenção de forma bem humorada que a coluna reproduz aqui: “Se o SUS não atende dignamente as viroses, como vai atender viadagem?” No que pese ser um humor politicamente incorreto, tem sua lógica. Imagine Marco Feliciano na fila do SUS...
Ludibriação
O programa lançado pelo Governo de Rondônia para melhorar a arrecadação através do 'Nota Legal' começa a fazer água, ou seja, os objetivos que ensejaram sua criação não estão atingindo as metas esperadas. É que parte do comércio não tem lançado no sistema os CPF's dos clientes que, por sua vez, não têm seus créditos reconhecidos. Além disso, os sorteios anunciados não estão sendo realizados. Significa dizer que este é mais um programa governamental sem continuidade, inútil e incompetente. A população está sendo ludibriada.
Linguarudo
O prefeito teimoso de Porto Velho, Mauro Nazif, aceitou a parceria do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) para recuperar a rua da Beira. Desde que assumiu o prefeito encrenca com quem sugere que devolva ao Dnit as obras dos viadutos ou delegue ao estado. Gilson, irmão do prefeito e secretário de obras, concedeu entrevista numa emissora de rádio reafirmando que quer executar a obra. A entrevista revelou um secretário dado a palavrões quando trata das questões nevrálgicas de interesse público.
Marginal
Nas redes sociais batizaram a Rua da Beira – a mesma que circunda o viaduto que dá acesso a zona sul – de marginal Roberto Sobrinho. Com esse batismo, caindo no apelo popular, a 'falecida' rua se prepara para missa de sétimo dia e anual. Assim como o ex-prefeito.
Rosa
Embora a coluna seja voltada exclusivamente para análise política ou antecipação de fatos inéditos, abre espaço para registrar o aniversário de Rosalina Origa, comemorado na última segunda-feira, na casa de eventos Casa Blanca. Trata-se de uma pessoa da melhor qualidade e de um coração incomum.
Pé de valsa
Mas o espaço foi aberto pela coluna para registrar também a desenvoltura na pista de dança do querido amigo advogado Pedro Origa que ensaiou uma performance para surpreender a esposa aniversariante. Origa dançou bolero, valsa, forró, rock e, em especial, o quadradinho de dezesseis (devido à protuberância corporal) para agradar à amada. Rosa, uma pessoal delicada e educada, adorou a performance do maridão. Os convidados, que não são bestas pelo tratamento vip, ovacionaram a marmota do Pedrão. Uma festa maravilhosa. Rosalina é uma Rosa, em todo esplendor.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS