POLÍTICAS PÚBLICAS: Setur pode promover o trade turístico em Rondônia

Com a viabilização das políticas públicas estaduais, os investimentos financeiros municipais, estaduais e federais podem ser aplicados, garantindo o movimento turístico dentro do Estado

POLÍTICAS PÚBLICAS: Setur pode promover o trade turístico em Rondônia

Consetur movimenta trade turístico em Rondônia / Foto: SECOM - GOVERNO DE RONDÔNIA

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após aprovação da Assembleia Legislativa de Rondônia, foi criado oficialmente o Conselho Estadual de Turismo (Consetur), pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o que possibilita ao Governo desenvolver políticas públicas e garantir o movimento turístico no Estado.

 

O Conselho Estadual é parte de uma exigência do Ministério do Turismo, a partir do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que desenvolve o mapeamento do turismo com as cidades qualificadas e preparadas pelo Estado. Com um remapeamento, foi criado o próximo Mapa de Turismo – 2020 a 2022. Nesse último mapeamento, 25 cidades foram aprovadas pelo MTur e, com isso, 90% dos recursos federais são destinados às cidades do mapa.

 

Paralelo ao mapeamento, a Setur ainda realizou capacitações nos municípios e efetivou a criação de sete polos turísticos, como um dos trabalhos já desenvolvidos pelo Consetur. Com a viabilização das políticas públicas estaduais, os investimentos financeiros municipais, estaduais e federais podem ser aplicados, garantindo o movimento turístico dentro do Estado.

 

Com o envolvimento de 33 entidades, entre elas as secretarias de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Agricultura (Seagri), Educação (Seduc), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), associações de Hotéis (Abih), Bares e Restaurantes (Abrasel) e Locadora de Automóveis (Abla), e Sindicato dos Hotéis (Sindhotel), o Estado começa a trabalhar em parceria com a iniciativa privada.

 

Nós como Estado, vamos criar políticas para que eles consigam então alavancar a economia e promover o turismo estadual”, explicou a coordenadora de turismo, Camila Canova, acrescentando que um dos objetivos do Conselho é construir a política estadual de turismo, ainda não realizada no Estado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS