AMAPÁ: Rodrigo Pacheco defende exploração de petróleo na costa do estado

Presidente do Senado e do Congresso Nacional veio ao estado em visita articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e foi recepcionado pelo governador Clécio Luís no Palácio do Setentrião

AMAPÁ: Rodrigo Pacheco defende exploração de petróleo na costa do estado

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em visita institucional ao Amapá, a convite do senador Davi Alcolumbre, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, reafirmou na segunda-feira, 23, o apoio à exploração de petróleo na costa do estado. Durante o encontro, o parlamentar ressaltou a confiança na Petrobras e em tecnologias avançadas para garantir uma operação sustentável e ambientalmente responsável.

 

“Negar ao Amapá e aos amapaenses o direito de pesquisar e explorar uma riqueza própria, um recurso que já é explorado em outros estados da Federação e que contribui para a transição energética, como o petróleo, é um crime. Defendemos, no Congresso Nacional, a permissão para a pesquisa e, comprovada a existência, a exploração sustentável desse recurso”, afirmou Pacheco.
 
O governador Clécio Luís destacou a importância das pesquisas para avaliar a viabilidade da exploração de petróleo no Amapá, lamentando que o estado ainda não tenha sido autorizado a realizá-las. Ele enfatizou a necessidade desses estudos para tomar decisões estratégicas e elogiou o ambiente político atual, marcado pela colaboração entre líderes locais e federais, tornando a visita de Rodrigo Pacheco ainda mais relevante.
 
Governador do Amapá, “Petróleo é importante para nós como nova matriz econômica, e, com responsabilidade na exploração, geraremos novos recursos. Parte deles será destinada a manter a floresta, apoiar comunidades tradicionais e financiar negócios sustentáveis. Precisamos do petróleo para isso, mas hoje estamos privados da pesquisa, algo que poucos sabem e que é muito grave”, enfatizou Clécio Luís.
 
Rodrigo Pacheco ressaltou que o primeiro passo para a transformação do Brasil foi dado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados com a aprovação do projeto de lei do mercado de crédito de carbono. Ele destacou ainda que o Amapá, o estado mais preservado do Brasil, com cerca de 97% do seu território intacto, desmatamento zero e carbono negativo, será fundamental nesse processo.
 
Presidente do Senado e do “Há dois valores essenciais para o futuro do Amapá: o peso político do estado, com um governador de qualidade, um ministro, um futuro presidente do Congresso e líder do governo no Congresso, e a riqueza natural do estado. O petróleo precisa ser explorado de forma transformadora, e a biodiversidade e o Rio Amazonas serão diferenciais importantes nos próximos anos e décadas”, conclui Pacheco.
 
Participaram do encontro e reiteraram o apoio à exploração petrolífera na margem equatorial o senador Davi Alcolumbre e o ministro da Integração Waldez Góes. O evento também contou com a presença de deputados estaduais, autoridades do poder judiciário e gestores estaduais e municipais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Ano Novo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS