Com o intuito de assegurar uma saúde pública de excelência, o deputado estadual Alan Queiroz indicou ao Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a realização de um convênio com o Comando Militar da Amazônia (CMA), 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) e o 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), para a construção dos Hospitais Regionais de Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Essa providência pretende garantir o atendimento médico das demandas regionais e oferecer apoio ao Pronto Socorro João Paulo II, que enfrenta frequentes problemas de superlotação. Dessa forma, certifica um serviço de atendimento mais eficiente e abrangente para a população do estado de Rondônia.
Conforme o parlamentar, a construção desses hospitais regionais é fundamental para a promoção da igualdade no acesso à saúde, na elevação da qualidade de vida da população, impulsionamento do desenvolvimento regional e fortalecimento do sistema de saúde de Rondônia. “Construir hospitais regionais é investir na saúde e no desenvolvimento de nossa população. Queremos elevar o sistema de saúde pública e estamos em busca de medidas que visam descongestionar o João Paulo II, oferecendo serviços de qualidade a população rondoniense”, salientou.
Vale ressaltar que, caso o Governo de Rondônia formalize o regime de contratação integrada com o 5º BEC para a conclusão de uma obra complexa, como a de um hospital, possibilita uma solução de engenharia com baixo custo e prazos reduzidos para a entrega dos Hospitais Regionais de Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Uma providência semelhante à indicação do deputado ocorreu em Distrito Federal, quando o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro realizou um convênio com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para a construção de quatro novos hospitais, com a finalidade de atender a população do Distrito Federal.
Em 2018, o 5º BEC e o Governo de Rondônia consolidou uma parceria para executar as obras de revitalização e reforma do Memorial Jorge Teixeira, residência do primeiro governador do estado. Em outra ocasião, o 5º BEC e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) revitalizaram trechos da BR-364, por meio de um contrato de conservação entre os órgãos.