IMUNIZANTE: Comissão trabalha para agilizar compra do máximo de vacinas possíveis, diz Confúcio Moura

A cooperação internacional e as possibilidades de auxílio ao Brasil no combate à pandemia também foram temas abordados por parlamentares

IMUNIZANTE: Comissão trabalha para agilizar compra do máximo de vacinas possíveis, diz Confúcio Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Comissão Temporária da covid-19, senador Confúcio Moura (MDB-RO), durante a audiência pública desta segunda-feira (17), que debateu os entraves para à aquisição de vacinas, afirmou que a função do colegiado é fazer intermediações para que o Brasil obtenha o máximo de imunizantes possíveis neste primeiro semestre.
 
A cooperação internacional e as possibilidades de auxílio ao Brasil no combate à pandemia também foram temas abordados por parlamentares. Para Confúcio, há uma necessidade urgente de o país para que se agilize as pendências junto à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e citou a vacina russa Sputnik V, já utilizada em mais de 60 países.  
 
De acordo com o parlamentar, a Sputnik não seria apenas para o Consórcio do Nordeste. “O Consórcio do Norte também fez encomendas e o Consórcio de Prefeitos, liderado pelo prefeito Gean Loureiro, com mais de dois mil municípios, também já tem suas encomendas prontas e o dinheiro para fazer os pagamentos”, enfatizou.
 
O senador também destacou que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) tem uma importância fundamental, a citar nas relações com a China, para que o Brasil possa obter o abastecimento necessário de insumos, principalmente, para o Instituto Butantan e, assim, para as demais vacinas.
 
Confúcio Moura fez ainda um contraponto da CTCovid19 em relação à CPI da pandemia. “A CPI olha o passado, vai atrás, é como se fosse uma investigação policial; e nós vamos para o futuro”, afirmou. Além disso, destacou o trabalho da senadora Kátia Abreu (PP/TO). “Ela trouxe uma proposta diferente, a visita de uma comitiva à Pequim, para negociar a aquisição de vacinas com a estatal chinesa Sinopharm”, concluiu.
 
Participaram como convidados o embaixador da Federação Rússia no Brasil, Alexey Labetskiy; o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio; a presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, Kátia Abreu; o diretor do departamento de Direitos Humanos e Cidadania do MRE, João Lucas Quental; e o coordenador-geral da Agência Brasileira de Cooperação, José Solla. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS