O deputado Eyder Brasil, nesta sexta-feira (26/02), protocolou junto a Assembleia Legislativa, indicação ao Governo do Estado para que seja criado o Centro COVID-19 de Abordagem Preventiva como protocolo de tratamento do vírus em Rondônia.
“Essa espécie de centro é uma experiência que já vem dando certo em outros municípios, mas infelizmente em Porto Velho isso não aconteceu. Por isso, estou indicando ao Governo do Estado que faça e crie esse centro. E se precisar, vamos juntos em busca de ajuda com os demais poderes para que isso se torne uma realidade”, disse o deputado.
Ainda segundo Eyder Brasil, é inadmissível a pandemia ser tratada apenas com lockdown. “É inadmissível a pandemia ser tratada apenas com fechamento de empresas. Nosso combate é contra a doença. Não é contra empresários ou comerciantes ``, frisou.
O objetivo principal da indicação é o tratamento precoce. Criar um protocolo de atendimento logo na fase inicial da doença, a fim de evitar que os casos se agravem e pacientes necessitem de leitos de UTI.
A ideia é ter uma unidade fixa e especializada em atendimento à doença, onde o paciente possa começar e finalizar o tratamento. Evitando assim, a circulação de pessoas contaminadas ou com suspeita da doença pelas diversas unidades de saúde, aumentando o risco de transmissão do vírus.