PRODUÇÃO: Vereador Bengala participa do início da colheita do Inhame

Bengala destacou que em apenas um ano o salto na produção na região de Porto Velho foi considerável

PRODUÇÃO: Vereador Bengala participa do início da colheita do Inhame

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O vereador Jurandir Bengala participou esta semana do início da colheita do inhame, um tubérculo comestível, utilizado em larga escala na culinária do País e de grande teor nutritivo. Bengala esteve na Linha 67, do distrito de Jacy-Paraná, que é responsável atualmente pela maior área de cultivo da planta, na companhia do secretário de agricultura, Luiz Cláudio e do adjunto, Francisco Evaldo e representantes dos pequenos agricultores da região de porto Velho para conferir de perto a colheita e saber mais sobre os investimentos do Município e a parceria com os pequenos agricultores. 

 


Bengala destacou que em apenas um ano o salto na produção na região de Porto Velho foi considerável e lembra que, nessa mesma época, a Prefeitura da capital anunciou investimentos na produção, durante o “2º Dia Especial sobre a Cultura do Inhame”, eu uma propriedade rural localizada na Gleba Aliança, na Estrada da Penal. “De lá para cá o salto de qualidade e quantidade na produção foi incrível e o Município hoje começa a colher os primeiros frutos desse projeto”, disse Bengala. 

 

 

 

 


Segundo o vereador, que viveu toda a sua vida no campo, onde ainda reside até hoje, o Inhame se adaptou muito bem ao solo arenoso da região e a Prefeitura agiu certo ao incentivar a produção, gerando renda e emprego no campo. Somente nos dois anos, Porto Velho saiu de 5 hectares para 200 hectares plantados. A produção hoje, segundo a Semagric é quase igual à plantação de café clonal. “O trabalho de parceria desses produtores, a Semagric e a Prefeitura foi fundamental para esse salto de qualidade nessa produção”, ressaltou. 

 


Hoje a produção de inhame é concentrada nos municípios da BR-429, no Vale do Guaporé e Machadinho do Oeste, na região do Vale do Jamari. A cultura vem ganhando mercado fora do estado e tem grandes perspectivas de exportação para outros países. Os resultados alcançados em Rondônia, em especial na região da BR-429, vêm tornando o cultivo do inhame um negócio promissor, principalmente para pequenos agricultores cuja mão de obra se limita à família.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS