Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
SEM RUMO
A reportagem do Rondoniaovivo esteve em Boa Vista e acompanhou durante uma semana a realidade dos venezuelanos que lá estão. Eles chegam todos os dias e vão se amontoando em abrigos ou simplesmente ficam pelas ruas. Não há expectativa para nada. Uns poucos “privilegiados” conseguiram emprego em lojas, restaurantes, padarias, supermercados mas não há lugar para todo mundo. Cenário triste e desolador.
ESMOLA
Uma parte de quem está pelas ruas de Boa Vista tenta se virar vendendo artesanato, frutas, bala de goma, chiclete. O restante, pede uma moeda como ajuda para comprar comida. Muitos estão clandestinamente na cidade com receio de que se fizerem um cadastro junto aos órgãos institucionais da emigração poderão correr o risco de ser mandados embora.
COMIDA
Governo e entidades filantrópicas são responsáveis pela distribuição de comida. Os venezuelanos devidamente cadastrados comem nos abrigos onde estão alojados, o restante forma uma gigantesca fila em um refeitório a céu aberto. O alimento é distribuído para aqueles que chegam a Boa Vista e ficam pelas ruas sem estar devidamente identificados.
PRAÇA
A praça Simom Bolivar, a principal de Boa Vista, localizada bem no centro da capital, virou um ponto fixo de permanência para quem não quer ficar perambulando pela cidade. No local, pais e mães passam praticamente o dia dormindo enquanto as crianças, centenas delas, brincam na grama, fazem necessidades e tomam banho em torneiras espalhadas pelo local.
RESUMO
Nos próximos dias, o Rondoniaovivo irá apresentar reportagens em vídeo mostrando essa realidade cruel. Pessoas que só não estão em situação pior graças ao auxílio do exército, entidades assistenciais, igrejas, ongs internacionais, voluntários e algumas almas generosas que tentam ajudar como podem a amenizar o sofrimento de um povo que não tem para onde ir.
AULÃO
Nesta sexta-feira (28), às 13h, no auditório da Universidade Norte do Paraná - Unopar, o Governo de Rondônia realiza o Aulão Seduc e Faro que contará com a participação de cerca de mil alunos das escolas Professor João Bento da Costa, Carmela Dutra, Major Guapindaia, Marechal Castelo Branco, Colégio Tiradentes da Polícia Militar e Estudo e Trabalho. O aulão será transmitido ao vivo via Facebook para todo o Estado através do link: https://pt-br.facebook.com/faculdadefaro/
META
O fim do monopólio na distribuição de gás é objetivo do governo para baixar o preço. Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou que o preço torna a indústria “economicamente inviável”.
FORTALECER A AVIAÇÃO REGIONAL
O deputado federal Coronel Chrisóstomo protocolou nesta quinta-feira (27) na Câmara dos Deputados, Projeto de Lei que define que recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil – FNAC serão destinados preferencialmente para o desenvolvimento e fomento da aviação regional, em especial na região da Amazônia Legal. De acordo com o parlamentar os investimentos na infraestrutura são essenciais para organização e fortalecimento do setor na região.
MUITAS MELHORIAS
Semana passada divulguei aqui na coluna a preocupação do empresário Gilberto Schefer, Rima Táxi Aéreo, quanto ao estado em que se encontram algumas pistas de Rondônia e a homologação das mesmas. Existem aeroportos que estão recebendo autoridades e empresários estrangeiros interessados em investir em nosso estado que não possuem condições de operar ou operam irregularmente. Tomara que a iniciativa de Chrisóstomo venha realmente a favorecer o setor que tem registrado aumento na demanda.
DANIELA TEIXEIRA FORA DO TSE
Não será nomeada a advogada Daniela Teixeira, primeira colocada da lista tríplice votada para ser ministra do TSE. Ela é crítica feroz de Bolsonaro. O filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro, hoje, no Twitter, avisou que ela não vai levar.
Isso ainda vai render muita discussão, afinal a escolha foi feita pela própria corte.
PORTO VELHO FORA DA LISTA DE TRAIÇÃO
Porto Velho não faz parte do ranking Brasileiro de Infidelidade, segundo informou a Ashley Madison, principal site de relacionamentos extraconjugais do mundo. A agência publicou quais são os lugares para onde devem viajar os que querem trair suas mulheres ou maridos.
1. Belém, Pará
2. São Bernardo do Campo, São Paulo
3. São Gonçalo, Rio de Janeiro
4. Belo Horizonte, Minas Gerais
5. Guarulhos, São Paulo
6. Campinas, São Paulo
7. Porto Alegre, Rio Grande do Sul
8. Curitiba, Paraná
9. Goiânia, Goiás
10. Recife, Pernambuco
PAULISTANOS BEM NA FRENTE
Os grandes vencedores do ranking anual de infidelidade são os paulistas. O estado de São Paulo tem três cidades no top 10, ultrapassando de longe qualquer um dos outros estados. São Bernardo do Campo, uma cidade da região industrial do ABC, em São Paulo, está na segunda posição, atrás apenas de Belém.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!