POR VICK BACON: Parlamentarismo na pauta do Congresso daria poderes totais aos Parlamentares

Confira a coluna de Victoria Bacon

POR VICK BACON: Parlamentarismo na pauta do Congresso daria poderes totais aos Parlamentares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O tucano e ex-candidato à presidência em 2002, José Serra que está Senador por São Paulo é o autor em caráter de urgência da demanda no Congresso Nacional. O sistema de governo, rejeitado pela população duas vezes e discutido durante a reforma política proposta pelo ex-presidente Michel Temer, voltou a tomar os corredores do Legislativo

 

A ideia partiu do senador José Serra (SP), que colhe assinaturas em segredo, mas precisa ser endossada pelo ex-presidente tucano Tasso Jereissati (CE). O projeto insiste que o Legislativo, e não mais o Executivo, tome as rédeas do país e assemelha-se ao modelo adotado no Reino Unido. Nesta semana, o assunto voltou a tomar conta das altas rodas tucanas, que veem na fragilidade do governo Bolsonaro o "momento propício para retomar a mobilização".

 

Senador tucano e uma dos defensores do parlamentarismo, Tasso Jereissati em entrevista à imprensa.

 

Um dos parlamentares mais experientes no Congresso, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou ao Estado não ver saída para a sucessão de crises no atual sistema político, o qual considera "torto e falido". "Não serve mais. É crise após crise. Não tem clima mais para impeachment, e essas questões de um mau governo ou de um desgoverno levam à crise institucional", disse.

 

Capa do jornal O Globo que noticiou em outubro de 1993 o não da população ao regime parlamentarista.

 

O tucano, que passou a ser um dos conselheiros do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), aposta no parlamentarismo como alternativa, mas avaliou ser inoportuna uma discussão mais aprofundada do tema neste momento, "porque seria considerado golpe, ilegítimo e irracional".

 

Depois de três mandatos como governador do Ceará e 12 anos de experiência no Senado, Tasso demonstrou preocupação com a onda dos colegas de consultar as redes sociais antes de votar. "A população nem sempre está com a razão e isso começa com o julgamento de Jesus Cristo e Barrabás."

 

Cédulas usadas na escolha do regime de governo em outubro de 1993.

 

As redes sociais devem ser ouvidas, mas tem de seguir as convicções, porque o nível de informações que você tem é maior que a multidão como um todo." Jereissati, Tasso.

 

Sensacional achar que ele, como senador, tem mais informação que a população em geral... Pelo teor da frase podemos concluir que o que falta ao senador é justamente aquilo que ele julga ter demais... informação... .

 

Não era falido quando os políticos indicavam os administradores dos bancos e empresas estatais para que literalmente roubar quando o congresso vendia emenda palarmentar aos empresários, o Jereissati quer que volte a ser como antes.

 

A repórter do Estadão perguntou de quase tudo, menos do pacote anti-crime do ministro Sergio Moro. Por que será?? Ele diz que "o sistema politico não serve mais....." será que é por que a lava jato está chegando neles? Ele votou para tirar o COAF do ministério da justiça. Por que será?

 

Concluindo: O que está falido não é o sistema político não! O que está falido são este deputados e senadores taxados de ladrões nas Redes Sociais de corruptos que fazem de tudo para barrar situações e votações contra eles próprios. Como pode um presidente do congresso estar denunciado duas vezes, lava jato e gol, como pode um presidente do senado também na mesma situação. Senadores e deputados comandados por estes dois mais um monte deles mesmos na mesma situação, vão votar o que? Estão com medo de terminarem seus dias na cadeia. E não tem nada haver com partidos políticos não. São ratos corruptos que estão levando a nação para o caos. As reformas necessárias já foram apresentadas, projetos já foram apresentados! Se corretos ou não, tenham a decência de votarem! Não podemos mais sermos conduzidos por bandidos corruptos! E será que o nome de Tasso também não está no rolo da lava jato? O PSDB é outro partido corrupto que protege um corrupto chamado Aécio Neves! Vocês todos, senadores e deputados é que é a desgraça do Brasil conforme se verifica nas mais contundentes análises em Redes Sociais.

 

Senador tucano José Serra o autor do projeto que já consta com grande adesão dos congressistas.

 

Fonte: O Estado de São Paulo de 23 de junho de 2019.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS