MUDANÇAS: Confúcio diz que educação do Brasil tem que passar por uma reforma

Na ocasião, citou o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, no município de Suzano/SP, para cobrar mais atenção dos poderes na construção de políticas públicas

MUDANÇAS: Confúcio diz que educação do Brasil tem que passar por uma reforma

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quinta-feira (14), em pronunciamento no plenário do Senado Federal, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) chamou atenção dos governantes para a necessidade de mudança na educação do país. De acordo com o parlamentar, há grandes desafios, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi aprovada no último ano e deve ser implantada a partir de 2020.

 

A BNCC é boa e exemplar. É uma referência mundial termos três disciplinas nucleares, como a matemática, a língua portuguesa e o inglês, mas precisamos montar laboratórios. A matemática de quadro-negro ou a matemática de materiais e jogos para ensinar as crianças? Necessitamos de mudanças efetivas na infraestrutura das escolas”, indagou.

 

Na ocasião, citou o massacre na Escola Estadual Raul Brasil, no município de Suzano/SP, para cobrar mais atenção dos poderes na construção de políticas públicas que visem a transformação e a qualidade do ensino no país. Segundo o parlamentar, a escola perde continuamente a sua autoridade, a sua influência e seu respeito na comunidade, passou a ser um ambiente de medo. “Progressivamente, na hora do recreio, que é o momento mais gostoso das aulas, passa-se a observar o espetáculo das brigas das facções internas. Lá fora, na rua, ainda na porta, os grupos se digladiam, cercados por colegas que aplaudem as brigas”, assevera.

 

Para o senador, a violência contra os professores e o desequilíbrio das escolas são resultados da falta de respeito e de disciplina interna, além do tráfico e da bandidagem do entorno. Durante o discurso, o parlamentar citou uma instituição de ensino em Porto Velho/RO, a Escola Manaus, que foi depredada 39 vezes, tudo registrado em boletim de ocorrência. Como governador do Estado, Confúcio contou que naquele momento só lhe restou a militarização da escola. “Hoje, há filas para matrículas, com pais orgulhosos das crianças e uma interação família, professor e escola”.

 

Em comparação aos países vizinhos – como Argentina, Chile e Uruguai –, o senador contabiliza que o Brasil precisará de 20 a 40 anos para alcançar a qualidade de ensino. “Eu já estou com 70 e, certamente, não verei realizado esse grande sonho brasileiro de termos uma educação de qualidade. E nós ficamos com muita vergonha, pois somos um país grande, a sétima ou oitava economia do mundo, maior do que quase a soma das economias dos países vizinhos, mas temos a pior qualidade na educação na América Latina. Isso é muito ruim!”, afirma.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS