GASTOS: ALE estuda abrir CPI para apurar farra de diárias e altas taxas no Detran

Presidente da Ale diz que fiscalização hoje é punitiva voltada para encher ainda mais a conta bancária do órgão

GASTOS: ALE estuda abrir CPI para apurar farra de diárias e altas taxas no Detran

Foto: ALE/RO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em entrevista à Rádio Transamérica o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), reafirmou a disposição da Casa de Leis em criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar gastos de R$ 4 milhões em diárias no ano passado e a cobrança de taxas abusivas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para ele, o Poder Legislativo precisa ser protagonista dos debates de grandes temas que envolvem a sociedade, cobrando explicações do Governo e seus assessores.

 

As pessoas tem falado e criticado os preços abusivos das taxas do Detran. Rondônia cobra três vezes mais que o Acre, Amapá e Amazonas. Não podemos permitir isso. Qualquer órgão público não se comportar como empresa privada, pensando no lucro, acumulando riqueza. O saldo do Detran hoje é enorme”, avaliou o presidente, lamentando que a única fiscalização hoje é punitiva voltada para encher ainda mais a conta bancária do Detran. “Não vemos blitz educativa e campanhas de orientação aos nossos motoristas. Nos municípios, falta sinalização nas ruas e rodovias”, acrescentou.

 

Outro tema questionado pelos ouvintes e internautas foi o aumento de 27% das contas de energia elétrica. Laerte explicou que a Assembleia Legislativa não tem o poder de coibir, mas tão somente investigar o que está acontecendo. Em sua opinião, o aumento foi muito além de 27% porque em alguns casos as contas ultrapassam 50% de reajuste. Uma das primeiras providências da Casa será chamar uma nova audiência pública e pedir apoio dos parlamentares federais. “Estivemos com o senador Marcos Rogério para marcar uma reunião na ANEEL entre os deputados estaduais e os parlamentares federais para juntos fazermos pressão para reduzir a tarifa de energia”, relatou o presidente.

 

Ainda perguntado sobre o concurso público da Assembleia Legislativa, Laerte anunciou que posse dos aprovados acontece logo após o processo ser liberado pelo Jurídico da Casa. “Assumimos há 9 dias a presidência, mas já mandamos essa questão do concurso para o nosso Jurídico”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS