Após o encerramento do ato de assinatura da emissão de Ordem de Serviço, o deputado foi visitar o local do canteiro de obra da recuperação da ponte
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Jean Oliveira participou na tarde de terça-feira, 15, no auditório municipal Dep. Eduardo Valverde, à Rua Ayrton Sena, 1195, no município de Itapuã do Oeste, da cerimônia da emissão de Ordem de Serviço para a recuperação da ponte sobre o Rio Jamari.
Em seu pronunciamento o deputado Jean Oliveira fez um resumo da história das reivindicações até chegar nesse momento de início da obra:
“Apesar da morosidade, da demora, podemos considerar este momento histórico para o município de Itapuã do Oeste. Histórico por ser o momento em que se está realizando a cerimônia de Emissão de Ordem de Serviço para recuperação da ponte sobre o Rio Jamari. Ponte de importância fundamental para a população de Itapuã do Oeste.
Muitas foram as lutas, muitos foram os entraves que tivermos que enfrentar para que hoje o sonho se tornasse realidade. Hoje é fato, hoje é realidade, a obra já está começando.
Por uma propositura nossa, enquanto deputado, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, realizou audiência pública em Itapuã do Oeste no dia 29 de outubro de 2015, para discutir a questão da ponte e buscar uma solução para sua recuperação.
Não poderíamos sacrificar tanto a população, até porque, a ponte é um direito do município, por ser uma das compensações da Hidrelétrica de Samuel, da Eletronorte, às populações atingidas pelos impactos sociais e ambientais proveniente da sua construção.
Por justiça, precisamos dizer que essa luta para a recuperação da ponte, já vinha sendo travada pelo senador Valdir Raupp e a deputado federal Marinha Raupp, que esteve presente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em outubro de 2015. A deputada Marinha Raupp foi a única parlamentar de Brasília a participar da audiência pública, onde, mais de 500 pessoas estiveram presente.
Registramos também a luta permanente da população, via, o Movimento dos Atingidos por Barragens/RO, que sempre estiveram pressionando a Eletronorte pela ponte. As reuniões entre os movimentos populares pela ponte e a Eletronorte em Brasília sempre foram articuladas e facilitadas pelo senador Valdir Raupp e a deputado Marinha.
A ponte sobre o Rio Jamari começou a ser construída em 2002 por uma empresa contratada pela Eletronorte. Em 2004, a obra foi interrompida e com o início do aterro, parte da ponte desabou. Durante alguns anos ocorreu impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada. Em 2015, após a audiência pública, a batalha pela reconstrução da ponte tomou força, responsabilizando a Eletronorte pela obra.
Participamos de diversas audiências em Brasília na sede da Eletronorte, articuladas pela deputada Marinha e o senador Valdir Raupp, para que a empresa pudesse retomar a obra. Somente no final do ano passado, de posse das especificações técnicas a Eletronorte assumiu o compromisso de retomar o processo para iniciar a obra, concordando com o nosso pleito.
Devemos também agradecimento ao então secretário estadual de Meio Ambiente, à época, Hamilton Santiago, que colaborou na celeridade para a expedição da licença prévia e de instalação para a obra.
Essa soma de esforços é que nos estar dando essa vitória. O prefeito, Moisés Cavalheiro, os vereadores, foram também muito importante nessa conquista. Estiveram sempre presente acompanhando o andamento dos trabalhos.
Vamos agora cobrar da Eletronorte que o cronograma de trabalho estabelecido para reconstrução da ponte seja cumprido, contemplando enfim, esse pleito de décadas da população.
Agradecemos à população do município que acreditou no nosso trabalho, e novamente estamos aqui, nos colocando à disposição para contribuir no que for possível para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população de Itapuã do Oeste”.
Após o encerramento do ato de assinatura da emissão de Ordem de Serviço, o deputado foi visitar o local do canteiro de obra da recuperação da ponte, acompanhado do prefeito, dos vereadores, lideranças comunitárias e gestores da Eletronorte presentes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!