CURTAS DO ANDREOLI - Programa de compras do Governo/Sebrae é Fanta
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais uma sandice do governo da Cooperação está sendo lançada nesta quarta-feira (29) em Porto Velho. Desta vez, a lambança é conjunta com o Sebrae/RO. Trata-se do Fomenta Rondônia.
Desde o inicio do governo, Confúcio tem lançado ‘programas’ que naufragam. Foi assim com o programa Nota Legal, cartão Mais Semente e o grandioso cartão análogo ao ‘bolsa família, que também naufragou.
Pois bem, desta vez, vão iludir o pequeno produtor de Rondônia, com promessa de compra de seus produtos pelo governo. Tudo muito bonito no papel, mas com uma ressalva.
Todo mundo sabe que o governo é mal pagador e que é um péssimo negocio vender para órgãos públicos. Leva-se mais de três meses para receber. Quando não se chega até seis meses de espera. E qual pequeno empresário suporta aguardar tanto tempo para receber? Quem se arriscar com o canto da sereia do Sebrae/RO, vai quebrar. Explico.
No projeto concebido por técnicos do SEBRAE/RO não está prevista a garantia de pagamento dentro de tempo hábil. Estão ‘bolando’ como comprar e não como pagar. Típico de gente que sabe tudo em teoria e tem zero de prática. Próprio dos gestores da entidade do ‘micro empreendedor’ em Rondônia, que sempre estiveram aboletados em cargos de indicação politica.
E sabe como é, com dinheiro público tudo é fácil. Estão gastando milhões para lançar e fazer ‘bunitu’ para sulista convidado ver. Sem nenhuma previsão de como pagar o pequeno produtor.
Para piorar é sabido que de vez em quando, um empresário que vende para governo vem a ser extorquido para receber. Quantos casos já tivemos em RO?
No inicio do governo da cooperação, temos um emblemático, que deu origem a operação Termopilas. Para quem se esqueceu, um empresário que vendia comida para o estado foi extorquido e começou a pagar propina para receber seus pagamentos. Quando foi preso, acusou textualmente o cunhado do governador, um tal de Francisco Assis como o mentor dos achaques e travamento de pagamentos para receber gerar propina.
Sabe onde o cunhado do governador trabalha atualmente? No Sebrae, local em que políticos fracassados são encostados para serem pagos por nós.
Pois bem, pequeno empresário. Muito cuidado com o tal Fomenta Rondônia. Você também pode ser vitima de falta de pagamento e até ser extorquido.
Este projeto é mais uma ‘Fanta’ do Sebrae e Governo de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!