Anderson do Singeperon reúne moradores sobre impactos com asfalto da RO-005

Trechos da RO-005, a Estrada da Penal, estão invadindo propriedades e moradores pedem diálogo, respeito e indenizações

Anderson do Singeperon reúne moradores sobre impactos com asfalto da RO-005

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Anderson do Singeperon (PV) realizou na manhã desta quinta-feira (16) reunião de instrução legislativa com o intuito de discutir problemas enfrentados pelo DER quanto ao asfaltamento da RO 005, conhecida como Estrada da Penal.

Segundo o parlamentar, alguns proprietários não estão autorizando o afastamento da cerca para que o DER possa fazer as obras de drenagem. Outros também procuraram para informar que querem cortar o sítio ao meio para passar um novo traçado.

Com estas pendências, informou Anderson, se fez esta proposta de audiência para que se consiga evitar pendências judiciais e se entre em acordo.

O advogado de um proprietário de terras, Kayano Passos, disse que seu cliente recebeu ofício do DER e que responderá tecnicamente. Ele disse entender os benefícios da obra e que o projeto deve ajudar a comunidade, e não passar por cima da comunidade. Para ele, a obra está sendo feita por cima dos marcos do Incra, pois a cerca foi construída de acordo com esta demarcação, não estando invadindo a estrada.

O servidor do DER, engenheiro Joaquim de Sousa, informou que o projeto determina faixa de domínio de 30 m, o mesmo que o Incra determinou. A equipe técnica trabalhou dentro destes marcos e que a cerca da propriedade do “seu Juca” está invadindo a área na maior parte do trecho. Em alguns pontos realmente invadirá e o DER indenizará os proprietários.

O proprietário, Aldo Alberto Castanheira Silva Junior, o “seu Juca”, relatou que a cerca está há 30 anos no mesmo lugar e que os marcos estão enterrados por metros de terra, e quando a estrada é patrolada e tem de refazer a cerca, pois é destruída pelas patrol. Ele reafirmou que não está nada fora do que é dele, e que quer justiça, “pois o poder público não respeita ninguém e que o traçado da estrada do DER vai ‘comer’ vários hectares de sua propriedade”.

O diretor adjunto do DER, Luiz Carlos de Souza Pinto, o “Catatau”, esclareceu que, quando se faz um projeto se trabalha sobre as coordenadas entregues pelo Incra. Por questão de justiça, afirmou, se verificará todas as coordenadas e aí se confirma quem está errado e se buscará a solução a partir daí. Se o governo constatar erros e invadir a área, será aberto processo de indenização.

O advogado propôs a resposta aos ofícios do DER, juntando cópias da demarcação que eles possuem e a partir disso se marcará data para o agrimensor indicado pelo proprietário em conjunto com a equipe do órgão.

O morador Antonio Francisco de Moura disse entender a luta do seu Juca, mas que, no entanto, considera ser preciso bom senso e que 5 hectares de terra não seja mais importante que toda uma comunidade que sofre e pena com a estrada sem asfalto.

Outro morador, o senhor Raimundo Nonato, disse que já doou terra para construção de uma escola e posto de saúde e conheceu o pai do seu Juca, que iniciou a construção da localidade, com muito sacrifício, no entanto pediu ao proprietário rural que resolva logo, para livrar a comunidade da poeira e da lama.

O morador João Batista informou que não foi avisado e que a empresa simplesmente arrancou a cerca das suas terras, sem aviso. Ele reclamou que não houve conversa anterior nem reuniões com os moradores.

A presidente da associação dos moradores, Lenir Barbosa de Souza, pediu para que a comissão dos moradores seja informada de qualquer ação por parte da empresa, especialmente no tocante à checagem dos marcos do Incra e do projeto realizado pelo DER e que garanta todos os direitos aos moradores como o acesso as propriedades.

Ao final o deputado Anderson fez os encaminhamentos para que o DER se comprometa em ir junto aos proprietários para realizar a demarcação das terras e avaliar a situação da posição das cercas. A comissão dos moradores acompanhará os engenheiros do DER para visitar todas as propriedades que serão de alguma forma impactadas pela estrada. Indenizações serão feitas de acordo com processo legal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS